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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2005.tde-23102007-142652
Document
Auteur
Nom complet
Vera Cristina Queiroz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira (Président)
Barbara, Leila
Garrido, Elsa
Kenski, Vani Moreira
Tori, Romero
Titre en portugais
Curso em ambiente virtual de aprendizagem: canteiro para germinação de comunidade de aprendizagem on line
Mots-clés en portugais
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Comunidade de Aprendizagem Colaborativa/comunicacional
Curso Básico on-line de língua estrangeira
Curso experimental de inglês online
Metodologia colaborativa/comunicacional on-line.
Resumé en portugais
A presente pesquisa configura-se como um estudo de caso de natureza qualitativa que procurou analisar e tecer algumas considerações importantes a respeito de um curso livre experimental de inglês básico on-line - denominado Beginner Grammar Writing (BGW)-, com enfoque no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita. Esse curso foi oferecido para alunos de diferentes países cuja língua materna não é o inglês, e ministrado, concomitantemente, por duas professoras da área, residentes em países distintos. Procurou-se verificar se o curso, que adotou uma metodologia de ensino-aprendizagem colaborativa/comunicacional, veio a se tornar uma comunidade de aprendizagem, a partir das características apontadas por vários teóricos, e das quais elegemos as seguintes: interesses comuns, empatia, sociabilidade colaborativa e tempo de exposição no grupo. Os dados obtidos foram coletados ao longo do curso em questão, no primeiro momento em que foi oferecido. Esses dados consistem em documentos digitais do curso (tais como e-mail dos alunos, e-mail trocados entre as professoras, registros de participação dos estudantes no fórum e em sessões de chat) e na observação participante da professora/pesquisadora ao longo de todo o curso. O estudo fundamentou-se nas teorias da comunicação escolar, comunicação on-line, de aprendizagem colaborativa e no referencial teórico a respeito de comunidades virtuais (de aprendizagem). A reflexão sobre os dados recolhidos e a análise efetuada apontaram algumas questões relevantes a respeito de ensino de inglês on-line na perspectiva de uma metodologia de ensino-aprendizagem colaborativo/ comunicacional e mostraram que o curso BGW atingiu o objetivo de promover a aprendizagem coletiva. A análise de dados confirmou ainda que uma comunidade de aprendizagem foi criada e é mantida como tal a partir do curso BGW aqui estudado.
Titre en anglais
Course offered in a LMS: garden for the sprout of an on-line community.
Mots-clés en anglais
Basic on-line EFL course
Collaborative/communicational learning community
Experimental English on-line course
On-line collaborative/communicational methodology
Virtual learning environment.
Resumé en anglais
The present study is a qualitative case study of an experimental English basic on-line course, entitled Beginner Grammar Writing (BGW), with emphasis on the development of writing and reading skills. This course was offered to students from different countries, whose native language was not English, and was delivered simultaneously by two teachers of English, resident in distinct countries. The study attempted to verify whether the students in the course, which adopted a teaching and learning collaborative/communicational methodology, became a learning community from the characteristics described by several theoreticians and from which we selected the following: common interests, empathy, collaborative sociability and time of exposure in the group. The data were collected from the course when it was first offered. Data consisted of digital documents (such as students´ e-mail, e-mail exchanged between the teachers, questionnaires, registers of students´ participation in the discussion forum and in the chat sessions, and some others) and the participative observation of the teacher/researcher throughout the course. The theoretical framework was based on the communicative theory, the collaborative learning approach and the theoretical referential on virtual learning communities. The data showed that the BGW course reached its objective of promoting a collective learning. The data also confirmed that a learning community was created and is maintained as so from the course studied.
 
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Date de Publication
2007-11-30
 
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