• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2018.tde-23012018-162651
Documento
Autor
Nome completo
Ofélia Maria Marcondes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco (Presidente)
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Lorieri, Marcos Antonio
Muraro, Darcisio Natal
Severino, Antonio Joaquim
Título em português
Dewey: estética social e educação democrática
Palavras-chave em português
Arte
Democracia
Educação
Estética
Imaginação
John Dewey
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo apresentar a investigação sobre a experiência estética e sua relação com a educação democrática e a democracia criativa a partir da filosofia da experiência de John Dewey. O ponto central da pesquisa é o que Dewey compreende como arte e como a experiência humana pode ser qualificada como estética, educativa e democrática. A experiência humana é o resultado das interações do ser humano e o meio em virtude do qual ele vive de modo a manter o fluxo da vida. O trabalho é uma análise teórico-bibliográfica das obras de Dewey, salientando a necessidade de se usar o método da inteligência para a solução de problemas e o papel da imaginação neste processo. Nossas análises buscaram o entrelaçamento por meio de um estudo aprofundado dos conceitos deweyanos no sentido da compreensão 1. da arte como a própria expressão humana, sendo que o principal produto da arte é o conhecimento e que resulta na ressignificação da vida e na reconstrução dos valores sociais; 2. da educação como reconstrução da experiência, sendo que educar é oferecer as melhores condições para novas experiências e sua ampliação; 3. da democracia como o modo de vida que tem como princípios a cooperação e a liberdade. Na filosofia da estética de John Dewey a apreciação é a fonte da reconstrução de valores sociais; é também uma epistemologia reconstruída que elucida sobre o papel da imaginação na solução de problemas. Nossa pesquisa coloca luz nas relações e na continuidade entre arte, educação e democracia, sendo que a imaginação e o pensamento são os elos que ligam uma experiência e outra. A estética de Dewey é uma estética social cujo principal produto da arte é o conhecimento, a educação democrática é processo ativo e criador que contribui para a reconstrução do mundo e a democracia é criativa na reconstrução contínua de um modo de vida cooperativo e livre.
Título em inglês
Dewey: social aesthetics and democratic education
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Art
Democracy
Education
Imagination
John Dewey
Resumo em inglês
This thesis aims to present research on the aesthetic experience and its relation to democratic education and creative democracy from the philosophy of John Dewey's experience. The focal point of this research is what Dewey understands as art and how the human experience can be classified as aesthetic, educational and democratic. Human experience is the result of the interactions of the human being and the environment under which they live in order to maintain the flow of life. This study is a theoretical-bibliographic analysis of Dewey's works, emphasizing the need to use the method of intelligence for problem solving and the role of imagination in this process. Our reviews have sought interweaving through an in-depth study of Deweyan concepts in terms of understanding 1. art as a human expression itself, being the main product of art the knowledge, resulting in the re-signification of life and the reconstruction of social values; 2. education as a reconstruction of experience, whereas to educate is to offer the best conditions for new experiences and their expansion; 3. democracy as the way of life which has as principles collaboration and freedom. Under John Dewey's philosophy of aesthetics appreciation is the source of the reconstruction of social values; it is also a reconstructed epistemology that elucidates the role of imagination in solving problems. Our research clarifies the relationships and continuity among art, education and democracy, whereas imagination and thought are the bonds that link one experience and another. Dewey's aesthetic is a social aesthetic, whose main product of art is knowledge; democratic education is an active and creative process that contributes to the reconstruction of the world, and democracy is creative in the sustained reconstruction of a collaborative and free way of life.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.