• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-22122016-103829
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Chagas Dalcheco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Belintane, Claudemir (Président)
Lima, Sheila Oliveira
Pietri, Emerson de
Titre en portugais
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
Mots-clés en portugais
Autoria
Escrita
Leitura
Linguagem
Resumé en portugais
A partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar.
Titre en anglais
School authoring: reading and writing as possibilities of constitution of the subject in the language
Mots-clés en anglais
Authorship
Reading
Speech
Writing
Resumé en anglais
Using as reference studies about literacy and mother tongue teaching, it gets clear that its more and more necessary to distinguish the non-scholar authorship from the scholar authorship, whose emergency depends on the production conditions offered to the students and the possibilities they find to assume their positions in the scholar discourse. In this meaning, Reading and writing are both part of the same process in which the subject gets enrolled into the speech. This research analyses scholar texts and Reading tests results from Elementary grades, and offers instruments to improve the comprehension and to observe the scholar authorship by a speech perspective. The results obtained from this analysis show that the scholar work with Reading and writing cannot be effective if not considered fundamentally a wok with the scholar authorship.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-02-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.