• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-22122016-103337
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Silveira de Castro Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes (Président)
Gobbi, Marcia Aparecida
Ximenes, Salomão Barros
Titre en portugais
Política educacional e o direito de brincar: a proposta de educação integral na zona oeste de São Paulo
Mots-clés en portugais
Direito de brincar Direitos da criança
Educação integral
Infância
Política educacional
Resumé en portugais
Apresenta pesquisa centrada no seguinte problema: em que medida a política de educação integral em construção na Zona Oeste do município de São Paulo contribui para as oportunidades de exercício do direito de brincar das crianças atendidas? As condições ou requisitos estipulados para favorecimento das oportunidades de brincar foram: minimizar constrangimentos relativos ao atendimento escolar à infância e favorecer o acesso das crianças ao convívio em espaços informais e não controlados. A hipótese priorizada na investigação foi a de que esta política está contribuindo para com o aumento das oportunidades de brincar das crianças. Dentre as obras utilizadas para situar a abordagem, destacam-se as contribuições da sociologia da infância e os mais recentes aportes à análise de programas de educação integral no Brasil. A política educacional analisada conta com quatro diferentes instâncias: o programa Mais Educação do Ministério da Educação; os programas Mais Educação São Paulo e São Paulo Integral, ambos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e a proposta da Diretoria Regional de Educação Butantã intitulada Educação integral para uma São Paulo educadora. O foco do trabalho foi a verificação da proposta conceitual e operacional das políticas em questão, suas eventuais iniciativas que indicassem contribuir para a minimização daqueles constrangimentos e sua repercussão em quatro escolas selecionadas segundo critérios previamente estabelecidos. Os procedimentos de coleta de informações foram entrevistas semiestruturadas com ocupantes de funções técnicas e autoridades da Diretoria de Educação e de órgãos superiores da Secretaria e com equipes escolares, além de imersões no cotidiano daquelas escolas na perspectiva do pesquisador conversador proposta por Spink. Pretendeu-se a identificar os pontos de vista diferentes atores presentes, inclusive as crianças. A pesquisa conclui que aquela política de educação integral tem contribuído para aumentar as oportunidades de brincar das crianças atendidas, ainda que em poucos aspectos e de forma tímida.
Titre en anglais
Educacional politics and right to play: the proposed integral education in Western Zone of São Paulo
Mots-clés en anglais
Childhood
Educational politics
Integral education
Right to play
Rights of the child
Resumé en anglais
The present article provides a research focused on the following issue: to what extent shall the drawn up integral education policy held in western zone of São Paulo contribute to the attending children exercise the right of playing opportunities? The laid down conditions or requirements to promote playing opportunities were: to reduce early childhood schooling constraints and to facilitate childrens access to non-controlled and informal interacting areas. The prioritized research hypothesis is that this policy contributes to increase the childrens opportunities with regards to exercising the right of playing. In order to place the approach, several pieces of work were used, among which stand out the contribution of childhood sociology and the latest inputs in Brazils integral education programs analysis. The analyzed educational policy takes place in four different instances: the More Education Program, by the Ministry of Education; More Education São Paulo and Integral São Paulo Programs, by the Municipal Secretariat of Education of São Paulo; and Butantãs Regional Board of Education, entitled Integral Education for an Educational São Paulo. The study aimed at verifying the conceptual and operational proposal of the policies in question, their potential measures that would indicate a contribution on those constraints decrease and its impact on four schools selected based on pre-defined criteria. The data collection procedures were semistructured interviews with technicians and Board of Education and Secretariat Governing Bodies authorities and with school groups, besides an everyday living experience within those schools on the conservative researcher perspective proposed by Spink. The study intended to identify different existing actors points of view, including the children. The research draws the conclusion that the mentioned integral education policy has been contributing to increase the attending childrens playing opportunities, even though in a few aspects and in a slightly way.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-02-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.