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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2004.tde-22112004-121036
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Garcez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Julio Roberto Groppa (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Título em português
"Da construção de uma ambiência inclusiva no espaço escolar"
Palavras-chave em português
Democratização da Educação
Diversidade
Educação Inclusiva
Exclusão
Formação de Professores
Inclusão
Políticas Públicas
Resumo em português
O presente estudo procurou delinear uma concepção de inclusão que ultrapassasse o âmbito dos desajustes e das deficiências. Para tal, elaborou-se uma breve análise das diretrizes governamentais no âmbito educacional a partir da década de 1920 a fim de encaminhar um debate teórico sobre os rumos contemporâneos da educação inclusiva. De modo a ilustrar esse debate, apresentou-se uma intervenção extensiva, baseada na metodologia da pesquisa-ação, junto aos profissionais de uma Escola Municipal de Educação Fundamental de São Paulo e suas repercussões entre os envolvidos, tendo como norte a vivência de um caminho coletivo, e essa como algo capaz de provocar uma revisão sistemática e intencional das concepções e práticas educativas na atualidade, estabelecendo um caráter vivo à construção do conhecimento. Esse processo de articulação entre a teoria, a prática e as diretrizes governamentais considerou a universalidade dos conhecimentos e as especificidades locais, bem como o diálogo entre o conhecimento de questões clássicas, dos problemas contemporâneos, das pesquisas e das ações possíveis como algo capaz de provocar novas negociações entre os diferentes segmentos, impulsionando transformações a partir da revisão sistemática e intencional das concepções e práticas em curso no cotidiano escolar.
Título em inglês
"Constructing a concepcion about educational inclusion to encorage transformations in the school"
Palavras-chave em inglês
Diversity
Exclusion
Inclusion
Inclusive Education
State Politics
Teachers Formation
Resumo em inglês
The proposal of this work is to delineate a conception of inclusion which exceeds the limits of the meaning of deficiency and disability. First, an analysis of the educational state politics since 1920 and a theoretical discussion about educational inclusion as a perspective were elaborated. Then, to illustrate this argument, there is a description of a case about an extensive intervention in a municipal school and the repercussion among the people who take part in it, by living in a collective way, and how that experience was able to promote an intentional revision about the educational conceptions and performances in our present days to establish a lively character for the knowledge building. This process of an articulation between theory, practice and government directions, looks after the knowledge universality at the same time that there is a consideration of the local specialties, as well as the dialogue between the classic questions, contemporaneous problems, researches, possible actions as something that can promote new relations between the different sectors and encouraging transformations from a systematic and intentional revision of the conceptions and actions in a course of a day-by-day school life.
 
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Liliane_Garcez_diss.pdf (635.34 Kbytes)
Data de Publicação
2004-11-30
 
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