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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2002.tde-22102014-134348
Documento
Autor
Nome completo
Joana Paulin Romanowski
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Presidente)
Krasilchik, Myriam
Lima, Elsa Souza
Ludke, Hermengarda Alves
Wachowicz, Lilian Anna
Título em português
As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90
Palavras-chave em português
Estado da arte
Formação de professores
Licenciatura
Resumo em português
A pesquisa realiza um balanço das teses e dissertações sobre licenciaturas defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil no período de 1990 a 1998. Trata-se de um estado da arte. Um dos seus objetivos foi compreender como se dá a produção do conhecimento sobre formação inicial do professor, em especial sobre os cursos de licenciatura. Para isto procurou indicar as ênfases e temas abordados nas pesquisas; os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações; a relação entre o pesquisador e o curso de licenciatura; as sugestões e proposições apresentadas pelos pesquisadores; as relações entre a pesquisa e a prática pedagógica; as contribuições da pesquisa para mudança e inovações da prática pedagógica; a formação do professor/pesquisador durante a realização da pesquisa e o levantamento dos referenciais teóricos empregados nas pesquisas. Para a realização do estado da arte a base de dados utilizada foi o CD-ROM da Anped. Foram consultadas 39 teses e dissertações e 107 resumos. As pesquisas selecionadas foram obtidas nas bibliotecas dos programas de pós-graduação pelo sistema COMUT. Das inferências realizadas destacam-se: quanto às problemáticas detectadas nos cursos de licenciatura as pesquisas acentuam preocupações em relação à estruturação e aos conflitos existentes nestes cursos como a desarticulação entre a formação e a realidade da escola, entre a formação específica e pedagógica e a desvalorização do professor, analisam as reestruturações curriculares indicando que não têm produzido alterações significativas na formação dos licenciandos e que ocorre uma intensa interferência da legislação educacional na definição da estrutura deste curso; quanto ao estágio e às disciplinas pedagógicas, as pesquisas apontam que na relação teoria e prática não ocorreu a superação das dicotomias existentes. As pesquisas que abordam inovações nos cursos de licenciatura enfatizam: a aprendizagem por mudança conceitual, os processos de relação professor e alunos baseados nos princípios rogerianos e as inovações nos enfoques dos conteúdos de ensino. Evidenciou-se que as pesquisas têm origem na prática docente do pesquisador e que a maioria deles é professor dos cursos de licenciatura, no entanto, nota-se poucas interferências da pesquisa na prática docente. Outro objetivo foi situar os cursos de licenciatura no quadro da expansão do ensino superior no Brasil procurando perceber as problemáticas e implicações decorrentes. Destaca a evolução e os atuais índices de matrícula no ensino superior e evidencia que a atual expansão não tem produzido mudanças nas tendências de décadas anteriores principalmente na predominância da expansão de matrículas nas instituições particulares e número reduzido de licenciandos na área de ciências. Os dados foram obtidos no Censo Escolar disponibilizado pelo Ministério de Educação (MEC). A melhoria da formação de professores constitui um desafio permanente e em especial neste momento em que se apresenta uma nova proposta para os cursos de licenciatura no Brasil exigindo a realização de pesquisas que avaliem estas mudanças.
Título em inglês
Teacher education in Brazil: a balance of theses and dissertations 90s
Palavras-chave em inglês
Educional degree
State of art
Teacher education
Resumo em inglês
The present research is a balance of thesis and dissertations produced by the post-graduate programs in Education from 1990 to 1998 about degrees that form school teachers. It is a state of the art. One of its objectives was to understand how the undergraduate student. Therefore it tried to indicate what emphasis were placed and what themes were dealt with in the research projects; the theoretical frame of reference the provided the base to the inquiries; the relation between the researcher and the degree course; the suggestions and propositions presented by the researchers; the relations between the research and the pedagogical practice; the research contributions to the change and innovation in pedagogical practice; the teacher/researcher development during the research condition and the search theoretical references used in the research. The data base used to produce this state of the art was ANPEd CD-ROM; 39 dissertations and thesis as obtained trough post graduate programs libraries connected by the COMUT system. Some inferences can be pointed out: in regards to the problems detected in the degree courses, the research projects accentuate the concems about the course structures and existing conflicts as the disarticulation between the teachers formation and the schools reality, between the specific and pedagogic education and the teachers devalue. The research projects analyze the curriculum restructuration indicating that meaningful changes have not been made in the undergraduate students education and that and intense interference from educational policies occurs in the definition of this courses structure. In regards to internship and pedagogical subjects. The research projects point out that the existing dichotomy in the relation between theory and practice was not overcome. The research projects that approach innovations in the underground courses emphasize: the learning through conceptual change, the relationship between teacher and student processes based on rogerian principals and the innovation in the teaching content focus. Evidence was found to claim that research projects originate from the researchers teaching practice and that the majority of the researchers are undergraduate professors, although little interference from research into practice can be seen. Another objetive was to place the degree courses in Brazilian higher education expansion reality, trying to notice its problems and implications. This state of the art highlights the evolution of enrolment rates for higher education and it evidences that the present expansion has not produced changes in former decades tendencies, mainly in the predominance of enrolment expansion in the private institutions and in the reduced number of education degree courses in the natural science field. Data was obtained from School Census available from the Ministry of Education (MEC). The improvement in teachers formation constitutes a permanent challenge, and special one now that a new proposal for education degree courses in Brazil is presented, demanding new research projects that evaluate these changes.
 
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Data de Publicação
2015-08-05
 
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