• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-22062015-134532
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Gimenez Ribeiro Lupinacci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mrech, Leny Magalhaes (Presidente)
Andrade, Edna Antonia Mattos Morais
Cardieri, Elisabete
Título em português
O olhar do professor para a inclusão escolar - possíveis aproximações entre educação e psicanálise
Palavras-chave em português
Inclusão escolar
Objeto a
Olhar
Psicanálise
Resumo em português
Este trabalho discute a questão da inclusão escolar no cenário educacional contemporâneo. O debate acerca do tema tem se tornado fundamental dentro da Educação, pois vai ao encontro do movimento da inclusão nos demais setores sociais e busca a equiparação de oportunidades e a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária. Nesse contexto, o professor da escola comum assume papel de destaque, contribuindo com a inclusão no cotidiano das escolas. Neste trabalho, realizamos um viés psicanalítico, para realizar a leitura de fenômenos educativos, dentre os quais se destaca a inclusão escolar. Conceitos da Psicanálise foram utilizados para essa aproximação, em especial, a ideia de objeto a, desenvolvida por Lacan no Seminário X e objeto a olhar no Seminário XI. Nesse último, o psicanalista trata da esquize entre olho e olhar, já que o primeiro está relacionado com a função biológica; e o segundo está atravessado pelo inconsciente dos sujeitos. Ressalta-se aqui também a importância da construção de novos olhares do professor para seus alunos, focando aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para esta pesquisa, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com professoras e duas com gestoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede particular de ensino de São Paulo. Os materiais foram posteriormente organizados de acordo com fragmentos de olhares passíveis de serem capturados por intermédio das falas de cada participante. A análise foi realizada com o objetivo de encontrar as possíveis aproximações entre Educação e Psicanálise. A ênfase no saber técnico está ligada à ideia de que a inclusão escolar possui um preparo prévio e essa constatação foi frequente, quando foram examinadas as entrevistas. E, a partir dessas entrevistas, foram percebidas também a angústia e sensação de desamparo que sentem as professoras que trabalham com Educação Inclusiva.
Título em inglês
The teacher´s view of the school inclusion: possible approuches between education and psychoanalysis
Palavras-chave em inglês
Inclusive education
Looking
Object a
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This essay discusses the subject of the school inclusion in the contemporary educational scenery. The discussion on the topic has been essential in Education, because it goes in the same way of the inclusion movement in other social sectors and aiming to match the opportunities and the construction of a more democratic and equal society. In this context, the professor of the regular school takes the major role, contributing with the inclusion in the schools routine. In this essay, we have made a psychoanalytic learning, to make the educative phenomena reading, in which the school inclusion contrasts. Psychoanalysis concept were used for this approaching, specially, the idea of object a, developed by Lacan at Seminary X and object a looking on Seminary XI. In this last one, the psychoanalyst deals with schism between the eye and the look, as the first is related to the biological function; and the second is crossed by the unconscious of the subjects. It is highlighted here the importance of constructing new look from teachers toward the students, aiming the ones with deficiency, global disorders of the development and the high skills/giftedness. For this research, we are made three semi structured interviews with teachers and two with managers in Childhood Education and in Primary Basic Education in the private teaching sector in São Paulo. The materials were after that organized according with fragments of views liable to be captured by the speech of each participant. The analysis was made aiming to find the possible approaching between Education and Psychoanalysis. The emphasis in technical knowledge is linked to the idea that the school inclusion has a previous preparation and this finding was usual, when were examined the interviews. And from these interviews, were also highlighted the anguish and helpless sensation feeling that the teachers which work with Inclusive Education had.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-07-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.