• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-22062012-135712
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Pietri, Emerson de (Presidente)
Mugschl, Sonia Maria Corrêa Pereira
Schapochnik, Nelson
Título em português
Entre a crise e a mudança: a constituição do ensino de leitura como objeto de pesquisa em investigações acadêmicas
Palavras-chave em português
Análise do discurso
Ensino de língua portuguesa
Leitura: ensino e pesquisa
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o modo como o ensino de leitura se constituiu como objeto de pesquisa em investigações acadêmicas na década de 80 do século XX. Para tanto, foram observadas doze dissertações de mestrado, defendidas entre 1983 e 1989, em instituições públicas e particulares do país. A análise dos dados se fez com base em perspectiva teórica fundamentada na Análise do Discurso de linha francesa. Compreende-se, assim, que o discurso é atravessado pelo já ouvido e pelo já dito, com base em que, ele, o discurso, constitui-se (PÊCHEUX, 1990). Reconhecendo-se que os elementos que integram um estado específico das condições de produção de um discurso não são simplesmente justapostos, mas mantêm relações constitutivas entre si, foram agenciados, para o trabalho de análise, especificamente os conceitos de interdiscurso e de heterogeneidade, conforme propostos por Maingueneau (2008) e Authier-Revuz (2004), respectivamente. Observou-se que, para constituir em objeto de pesquisa o ensino de leitura, diferentes vozes foram agenciadas, a partir de discursos diversos, constituindo-se redes de relações interdiscursivas em um processo em que estiveram associados o discurso acadêmico (sobre leitura), o pedagógico (sobre ensino de leitura) e o político (sobre as condições sociais e políticas do momento de elaboração dos trabalhos). Observou-se como se estabelecem as relações entre os enunciados sobre o ensino de leitura presentes nos textos das dissertações e as referidas instâncias enunciativas em que esses discursos circularam, a fim de identificar de que maneira a relação entre eles possibilitou a constituição do objeto em questão. Ao analisar as dissertações do corpus, percebeu-se que essas pesquisas se caracterizam por considerar o ensino de leitura como um dos meios pelos quais seria possível (no contexto de elaboração das dissertações) efetivar mudanças na sociedade. Concluiu-se que, no que se refere ao processo de constituição do ensino de leitura como objeto de pesquisa, os trabalhos observados se caracterizam por identificar um contexto de crise (do ensino) da leitura, para, a seguir, analisar, com base em perspectivas teóricas específicas, as causas dessa crise, e, na sequência, apresentar propostas didáticas que auxiliassem a promover mudanças nos modos como realizada a formação de leitores em sala de aula do ensino básico. Nesse sentido, o professor da escola básica é não apenas tematizado nas pesquisas observadas, mas também recorrentemente apresentado pelos pesquisadores como um dos principais destinatários de seus trabalhos.
Título em inglês
Between crisis and change: the creation of teaching reading as a research subject in academic research
Palavras-chave em inglês
Discourse analysis
Research and teaching
Teaching portuguese language
Resumo em inglês
This research was conducted with the aim of analyzing how the teaching of reading is formed as a research subject in academic research in the 80s of the twentieth century. Thus, we observed twelve dissertations, defended between 1983 and 1989 in public and private institutions in the country. Data analysis was done based on a theoretical perspective based on the analysis of French Discourse. It is understandable therefore that the speech is crossed by the "already heard" and the "already said" based on what it, the discourse, is constituted (PECHEUX, 1990). Recognizing that the elements that comprise a specific state of the production conditions of a discourse are not simply juxtaposed, but maintain constitutive relations between them, were handled, to the work of analysis, specifically the concepts of interdiscourse and heterogeneity, as proposed by Maingueneau (2006) and Authier-Revuz (2004), respectively. It was observed that, to constitute the object of research in the teaching of reading, different voices were used from various speeches, constituting networks of relationships interdiscursive a process in which were associated with academic discourse (on reading), the pedagogical (on reading instruction) and political (on social and political conditions at the time of preparation of the work). There was such relationships are established between the statements about the teaching of reading in these texts of dissertations and enunciative those instances in which these discourses circulated in order to identify how the relationship between them allowed the constitution of the object in question. By analyzing the corpus of essays, it was noted that these studies are characterized by considering the teaching of reading as a means by which it would be possible (in the context of preparation of dissertations) effect changes in society. It was concluded that, with regard to the constitutional process of teaching reading as a research subject, the work observed are characterized by identifying a crisis context (school) reading for the following analysis, based on specific theoretical perspective, the causes of this crisis, and as a result, didactic proposals that would help to promote change in ways that made the formation of readers in the classroom of elementary education in this sense, the teacher of basic school is not only thematized as observed in research, but recurrently presented by researchers as one of the main recipients of their work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-07-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.