• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-22062012-131929
Documento
Autor
Nombre completo
Marla Andressa de Oliveira Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Carvalho, Marilia Pinto de (Presidente)
Esposito, Marilia Pontes
Gomes, Nilma Lino
Título en portugués
O pertencimento racial de universitários negros da Faculdade Zumbi dos Palmares
Palabras clave en portugués
Ações afirmativas
Ensino superior
Negros
Pertencimento racial
Relações raciais
Resumen en portugués
Inserida no campo de estudo das relações raciais e ações afirmativas, esta pesquisa teve como objetivo principal conhecer as percepções raciais apresentadas por alunos auto classificados negros da Faculdade Zumbi dos Palmares e averiguar, no entendimento destes alunos, o que a experiência de cursar esta faculdade influenciou na maneira como significam esta pertença racial. Localizada na cidade de São Paulo, a Faculdade Zumbi dos Palmares (FZP) é uma instituição privada, de caráter comunitário e sem fins lucrativos que foi criada em 2003 com o objetivo de atender à demanda da população negra por formação em nível superior. Essa iniciativa pretendia constituir uma faculdade de excelência que, além da formação acadêmica, pudesse proporcionar aos estudantes negros um espaço de construção e afirmação da identidade racial por meio de currículos marcados pela transversalidade, que abordam diretamente a questão do negro na sociedade brasileira. Para atender aos seus objetivos, a faculdade instituiu um sistema de cotas raciais no qual destina 50% de suas vagas a alunos auto declarados negros. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada entre os anos de 2009 e 2011, a partir de visitas de observação e entrevistas individuais baseadas em questionários semi-estruturados. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos dos cursos de Direito e Administração de Empresas e uma entrevista com uma representante da instituição. Os roteiros utilizados pretendiam abarcar diferentes aspectos da vida dos entrevistados e da rotina da faculdade, bem como suas percepções sobre identidade racial e o modo como compreendiam as relações raciais a partir de suas experiências na FZP. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa se apoiou nos conceitos de raça, pertencimento racial, socialização e ação afirmativa. Os resultados evidenciam a influência não só do discurso da FZP, mas também da convivência com outros jovens estudantes negros, em um ambiente que se mostrou bastante estimulante e acolhedor ao debate das questões raciais comuns àqueles estudantes. Este contexto comprovou-se propício ao desenvolvimento de um pertencimento racial, entendido aqui como a auto-inclusão em uma coletividade na qual se compartilham valores, anseios e aspirações implicando comprometimento ativo com um projeto de sociedade que vá ao encontro dessas aspirações, ainda que marcado por contradições com os ideias de individualismo e competitividade presentes neste tipo de projeto de ascensão social.
Título en inglés
Racial belonging of black college students at Zumbi dos Palmares College.
Palabras clave en inglés
Affirmative action
Black people
Higher education
Race relations
Racial belonging
Resumen en inglés
Delving into race relations and affirmative action programs, this study examines the racial perceptions of undergraduate students at Zumbi dos Palmares College who classify themselves as black. It also examines how these students understand their own sense of racial belonging at this institution. Located in the city of São Paulo, Zumbi dos Palmares College (FZP) is a private, non-profit educational organization which was established in 2003 in order to meet the demands of black students with regard to higher education. This college was created to not only to provide excellent educational programs but also to provide an environment where black students can build and affirm strong racial identities through a curriculum that is emphasizes social inclusion, which is something that directly affects black people in Brazilian society. To help reach its goals, the college instituted a racial quota system in which 50% of their available undergraduate spots are reserved for self-declared black students. The qualitative research was carried out from 2009 to 2011, from observational visits and semi-structured individual interviews. The researcher interviewed five students from the Law and Business Administration programs and one representative of the institution. The material used was intended to encompass different aspects of the lives of the respondents within the confines of the college´s routines. Furthermore, the study analyzed studenst perceptions of racial identity and their understanding about race relations from their experiences at FZP. From a theoretical perspective, this research relied on the concepts of race, racial inclusion, socialization and affirmative action. The results show the influence of the open racial discourse at FZP, and more specifically, the effects of groups of young black students living with other young black students in an encouraging and welcoming environment designed to promote the debate of racial issues. This institution has proven to be conducive to the development of racial inclusion a community in which has shared values, desires and aspirations involving an active engagement with a societal project. Nevertheless, it should be noted that these goals, though positive, are marked by some inconsistencies regarding individualism and competitiveness which should be core to a project for social mobility.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-07-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.