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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-22062012-104120
Documento
Autor
Nome completo
Diogo Basei Garcia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Pietri, Emerson de (Presidente)
Grillo, Sheila Vieira de Camargo
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Título em português
Por uma pedagogia da autonomia: Bakhtin, Paulo Freire e a formação de leitores autorais
Palavras-chave em português
Dialogismo
Ensino de leitura
Exotopia
Imagens técnicas
Pedagogia da autonomia
Polifonia
Resumo em português
Trata-se de uma dissertação de mestrado baseada em pesquisa qualitativa, realizada pelo pesquisador / professor, e que investigou suas práticas pedagógicas apoiadas em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. O estudo de caso ocorreu em uma escola estadual localizada no município de Taboão da Serra e consistiu em uma sequência didática montada pelo pesquisador / professor, ancorada no ensino de leitura e no trabalho com textos, e aplicada em suas aulas do 7º ano na disciplina de História. O objetivo da pesquisa foi observar o percurso dos estudantes, comparando as atividades iniciais e as atividades finais da sequência didática. Dessa maneira, foram investigados indícios do deslocamento do sujeito e da desestabilização de seu mundo autocentrado, estimulados pela ação pedagógica e pelo embate entre as vozes mobilizadas na sequência. A observação em sala de aula e a análise documental foram os procedimentos metodológicos mais adotados para a pesquisa. O pesquisador / professor se utilizou, como fundamentos teóricos, conceitos e noções de Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, exotopia e forças centrípetas / centrífugas. Contribuíram para a elaboração da concepção do sujeito e do mundo contemporâneos utilizada na pesquisa, autores como Vilém Flusser e Dany-Robert Dufour. O primeiro, discutindo a emergência de uma sociedade programada por aparelhos e mediada pelas chamadas imagens técnicas; o segundo, descrevendo o processo de dessimbolização dos sujeitos induzido pela telemática e pelas relações forjadas pelo Mercado. Os resultados mostram que a assunção de novas perspectivas, bem como a compreensão de outros universos culturais, provocam no sujeito-aluno um movimento de abertura para o mundo, para a diversidade e para a heterogeneidade, criando condições para a reflexão e a crítica sobre si e sobre sua própria cultura. Dessa forma, a prática docente orientou-se para uma pedagogia da autonomia nos moldes traçados por Paulo Freire.
Título em inglês
For a pedagogy of autonomy: Bakhtin, Paulo Freire and the education of authoral readers.
Palavras-chave em inglês
Dialogism
Exotopy
Pedagogy of autonomy
Polyphony
Reading teaching
Technical images
Resumo em inglês
This dissertation is based on qualitative research, conducted by the researcher / teacher considering the pedagogical practices supported by Mikhail Bakhtin and Paulo Freire. Formatted as a Case Study, the research took place at a state school in the municipality of Taboão da Serra, consisted of a didactic sequence (assembled by the researcher / teacher) anchored in the teaching of reading and working with texts applied at the History classes for the 7th grade. The main objective of this research was to observe the students evolution, comparing the initial activities and the final activities of the didactic sequence. Thus, it was investigated the evidence of displacement of the individual and the destabilization of his self-centered world, stimulated by the pedagogical action and the arguments mobilized in response. The classrooms observations and document analysis were the methodological adopted procedures. The researcher / teacher used the theoretical concepts and notions of Bakhtin, such as dialogism, polyphony, exotopy and the centripetal / centrifugal forces. Vilém Flusser and Dany-Robert Dufour contributed to the concept of the individual and the world contemporary used in research. The first discussed the emergence of a society programmed by apparatus and mediated by technical images. The second described the process of canceling the symbols of the individual, induced by telematics, and relationships, forged by the market. The results shown that the assumption of new perspectives, as the understanding of other cultural backgrounds, cause to the student a phenomena of mind-opening facing to the world, to the diversity and to the heterogeneity, creating conditions for reflection and critical thinking about themselves and about their own culture. Thus, the teaching practice had turned towards the pedagogy of autonomy, as what was outlined by Paulo Freire.
 
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Data de Publicação
2012-07-03
 
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