• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-22062012-102100
Documento
Autor
Nombre completo
Kleber William Alves da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Domite, Maria do Carmo Santos (Presidente)
Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
Pierro, Maria Clara di
Título en portugués
A educação de jovens e adultos na formação de professores de matemática: expectativas e desafios
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento profissional
Educação de jovens e adultos
Educação matemática
Formação de professores
Resumen en portugués
A presente pesquisa procurou examinar o desenvolvimento profissional dos professores de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Guarulhos enquanto professor de matemática assim como o papel de uma intervenção instrucional em termos de formação continuada da rede municipal. Para a realização de tal pesquisa procuramos, primeiramente, analisar respostas oriundas de questões apresentadas a nove professores - um questionário composto de dez questões formuladas com o objetivo de obter respostas a nossa questão de pesquisa assim desenhada: compreender de que modo e em que alcance o programa de formação continuada - da rede municipal de Guarulhos - tem contribuído para definir posturas e caminhos a serem tomados pelos professores de matemática da educação de jovens e adultos. Em um segundo momento, significados foram atribuídos às manifestações desses professores, pela via da impregnação de aspectos previamente considerados - de cunho político, cognitivo e cultural. Os resultados indicam que os professores e as professoras de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Guarulhos embora não tenham tido em sua formação inicial e continuada orientação efetiva nessa modalidade, têm refletido e revisto seu entendimento sobre como lidar com os processos de ensino e aprendizagem de matemática de jovens e adultos. Indicam também que esses professores têm refletido sobre a própria postura diante da educação matemática junto a EJA, levando em consideração, de algum modo, a especificidade do conhecimento (matemático) prévio dos sujeitos jovens e adultos.
Título en inglés
Young and adult students education in the formation of Mathematics teachers: expectations and challenges
Palabras clave en inglés
Formation of teachers
Mathematical education
Professional development
Young and adult students education
Resumen en inglés
The present research tried to examine the professional development of the teachers of Young and Adult Students Education at Rede Municipal de Guarulhos [Guarulhos City Public Schools] as Mathematics teachers as well as the role of an instructional intervention in terms of continued education at city public schools. In order to do such research we tried, first of all, to analyze answers given to questions posed to nine teachers - a questionnaire composed of ten questions formulated with the aim of obtaining answers to our research matter: understanding in which way and range the continued education program - at Guarulhos City public schools - has contributed in the definition of postures and ways to be taken by Mathematics teachers of young and adult students education. Next, meanings were attributed to these teachers manifestations, via impregnation of aspects previously considered - of political, cognitive and cultural nature. The results indicate that the teachers of Young and Adult Students Education at Rede Municipal de Guarulhos, despite not having had in their initial formation and effective continued orientation in this modality, have reflected and revised their understanding about how to deal with Mathematics teaching and learning processes for young and adult students. They also indicate that these teachers have reflected about their own posture facing Mathematics education with EJA, taking into consideration, somehow, the specificity of young and adult subjects previous (mathematical) knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-07-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.