• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-22062007-095836
Documento
Autor
Nombre completo
Gilberto Cerullo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Soares, Maria Victoria de Mesquita Benevides (Presidente)
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
Tonella, Celene
Título en portugués
Escola, comunidade e o "capital social': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
Palabras clave en portugués
Capital social
Comunidade escolar
Evasão escolar
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Resumen en portugués
Trata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares.
Título en inglés
School, community and the "social capital": the influence of the social capital dimension about school drop outs and reprovals indices
Palabras clave en inglés
Failure
School community
School drop out
Schoolarly performance
Social capital
Resumen en inglés
The is an exploratory research report about basic education in mayor schools at Itaquera Educational Coordination, East zone of São Paulo City, in Brazil. This stuff analyzes the relations between the social capital, school drop out and reproval. Directors and pedagogical coordinators' from 19 schools have answered the questionnaires. Then, we noticed that the social capital dimension was related to evasion schools and reprovals throughout evaluations. On the basis of the theoretical references supplied by Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, among others, the stuff indicates that bigger dimensions of social capital in topics like information and communication, confidence and solidarity, cohesion and social inclusion can be related (non determinative way) improving betters performances at school units.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.