• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-22062007-094232
Documento
Autor
Nome completo
Sonia Carbonell Alvares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Marta Kohl de (Presidente)
Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de
Ribeiro, Vera Maria Masagão
Título em português
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno
Palavras-chave em português
Arte e educação
Educação de jovens e adultos
Educação estética
EJA
Ensino da arte
Estética
Letramento
Resumo em português
A pesquisa analisa as transformações no olhar de alunos adultos em sua passagem pela escola. O foco do trabalho está no papel da Educação Estética para jovens e adultos - tratada como Educação do Olhar. Ao mesmo tempo que afirma a necessidade de uma Educação Estética para esse público, o trabalho examina os efeitos que esse tipo de escolarização provoca na visão de mundo de um adulto e de que forma contribui para os seus processos de letramento. A natureza do estudo é qualitativa e ele foi realizado no Curso Supletivo do Colégio Santa Cruz, uma escola particular localizada na cidade de São Paulo, que oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos. Os sujeitos da pesquisa são alunos que freqüentaram a fase inicial do Ensino Médio, durante 2004 e 2005. A autora atuou como professora e pesquisadora, concomitantemente, deste grupo de alunos. O trabalho é fundamentado na Fenomenologia e nos estudos do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A análise dos dados é realizada à luz de uma compreensão da Estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano e propõe procedimentos metodológicos que evidenciem os aspectos estéticos dos conhecimentos produzidos nas diferentes disciplinas, como um meio para atingir os aspectos mais conceituais desses saberes. A pesquisa analisa também um projeto pedagógico, considerado estético, e demonstra como o trabalho coletivo na escola de jovens e adultos, por meio de projetos centrados nas relações entre as disciplinas, contribui efetivamente para reunir conhecimentos prévios dos alunos e conhecimentos escolares, desenvolver práticas sociais de uso da escrita e promover a formação de indivíduos plenamente letrados.
Título em espanhol
Arte y educación estética para jóvenes y adultos: las transformaciones en la mirada del alumno
Palavras-chave em espanhol
Arte y educación
EDJA
Educación de jóvenes y adultos
Educación estética
Enseño del arte
Estética
Resumo em espanhol
Esa investigación se detiene sobre las transformaciones en la mirada de alumnos adultos en su pasaje por la escuela. El foco del trabajo encontrase en el papel de la Educación Estética para jóvenes y adultos - tratada como Educación de la Mirada. Al afirmar la necesidad de una Educación Estética para ese público, la investigación examina los efectos que ese tipo de escolarización provoca en la visión de mundo de un adulto y de que forma contribuye para sus procesos de letramento. La naturaleza del estudio es cualitativa y el fue realizado en el Curso Supletivo del Colegio Santa Cruz, una escuela particular ubicada en la ciudad de São Paulo, Brasil, que ofrece cursos de Educación de Jóvenes y Adultos. Los sujetos de la investigación son alumnos que cursaron la fase inicial del Enseño Medio, en 2004 y 2005. La actuación de la autora fue como profesora y investigadora, simultáneamente, de ese grupo de alumnos. El trabajo es fundamentado en la Fenomenologia y en los estudios del filosofo Maurice Merleau-Ponty. La analice de los dados es realizada bajo la luz de una comprensión de Estética tangible a todas las áreas del conocimiento humano y propone procedimientos metodológicos que pongan en evidencia los aspectos estéticos de las aprendizajes producidas en las diferentes disciplinas, como una manera para atingir los aspectos más conceptuales de eses conocimientos. La pesquisa analiza también un proyecto pedagógico, considerado estético, y muestra como el trabajo colectivo en la escuela de jóvenes y adultos, por medio de proyectos centrados en las relaciones entre las disciplinas, contribuye efectivamente para reunir conocimientos previos de los alumnos y conocimientos escolares, desarrollar practicas sociales de uso de la escrita y promover la formación de individuos plenamente letrados.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-07-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • CARBONELL ALVARES, Sonia. Educación Estética para jóvenes y adultos : Los paseos culturales. Revista Decisio [online], 2008, n. 20, p. 65-71. [citado 2011-11-12]. Disponible en Internet : <http://atzimba.crefal.edu.mx/decisio/images/pdf/decisio_20/decisio20_saber11.pdf>
  • CARBONELL ALVARES, Sonia. Educação Estética para Jovens e Adultos : A beleza no ensinar e no aprender. Organizador. 1 ed.. São Paulo : Editora Cortez, 2010.
  • CARBONELL ALVARES, Sonia. A Estética na Educação de Jovens e Adultos. In Luciana Haddad Ferreira. Arte de Olhar : Percursos em Educação. 1 ed.. Campinas : Editora Ílion, 2011. p. 119-143.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.