• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2003.tde-22052003-061449
Documento
Autor
Nombre completo
Sergio Paulino Abranches
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Masetto, Marcos Tarciso (Presidente)
Almeida, Fernando José de
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho
Kenski, Vani Moreira
Título en portugués
"Modernidade e formação de professores: a prática dos multiplicadores dos núcleos de tecnologia educacional do nordeste e a informática na educação"
Palabras clave en portugués
formação de professores
informática na educação
modernidade
multiplicadores
NTE
Resumen en portugués
Este trabalho analisa a prática dos multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) do Nordeste na formação de professores para trabalharem com informática na educação. O objetivo é verificar como esta prática se relaciona com a modernidade e como quer ser uma resposta aos desafios da atualidade para o campo educacional no que diz respeito à formação de professores. O aporte teórico utilizado sustenta que a sociedade está permeada de tecnologias, caracterizando esta etapa atual da modernidade e mesmo conformando o seu desenvolvimento, denominado às vezes de sociedade da informação, sociedade do conhecimento e mesmo pós-modernidade. A hipótese principal é que os multiplicadores trabalham com a perspectiva de que o uso da informática na educação caracteriza a modernidade na educação, como parte essencial de um novo paradigma pedagógico. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada uma metodologia etnográfica a fim de possibilitar o conhecimento da realidade a partir da sua vivência cotidiana. Neste sentido, foram observadas as atividades desenvolvidas pelos multiplicadores e também realizadas entrevistas em profundidade para conhecer a percepção que estes atores têm de sua prática. Os dados coletados e analisados apontam para um quadro complexo e mesmo contraditório, característico tanto da etapa atual da modernidade como do próprio processo vivido pelos multiplicadores.
Título en inglés
Modernity and teacher formation: the 'multiplicadores' practice of the Northeast Educational Technologic Group for informatics applied to education
Palabras clave en inglés
informatics and education
modernity
NTE (Educational Technologic Group)
teacher formation
Resumen en inglés
This research analyses the “multiplicadores" practice of the Northeast “Núcleo de Tecnologia Educacional" (Educational Technologic Group), who works with in-service teacher formation for informatics applied to education. This research objective is to verify the relationship between this type of teacher formation and the modernity’s concept. More then that, we intend to study how it responds to educational needs referred to teacher formation. The theoretical-base assumes that modern society has been permeated with technology, characterizing modernity as Information Society, Knowledge Society or Post-modernity. The central hypothesis is based on the idea that “multiplicadores’ associate informatics applied to education as educational modernity, and that builds new educational paradigm’s main part. The ethnography methodology used understanding of research’s problem through every day teacher’s practice. To do so, we observed teacher’s activities and carried out interviews about teacher’s every day classroom work., in order to comprehend teachers’ perceptions about their practice. The result showed a complex and contradictory situation, characterized by the actual modernity phase and “multiplicadores" own identity’s process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SergioAbranches.pdf (1.50 Mbytes)
Fecha de Publicación
2003-07-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.