• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2007.tde-22022008-151420
Documento
Autor
Nome completo
Regina Celia Pereira Baptista dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Selma Garrido (Presidente)
Fusari, Jose Cerchi
Ghedin, Evandro Luiz
Pinto, Umberto de Andrade
Souza Neto, João Clemente de
Título em português
A escola pública, o trabalho docente e os professores iniciantes.
Palavras-chave em português
Escola pública
História da educação brasileira
Professor iniciante
Trabalho docente
Resumo em português
Este estudo tem por objetivo investigar o significado do trabalho docente, em especial o dos professores iniciantes, na escola pública atual. Caracteriza-se por uma investigação teórica, complementada por dados empíricos coletados junto a professores iniciantes que atuam no Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Jorge, situada no município de Osasco (SP) e também por pesquisa realizada com professores iniciantes, alunos do curso de História (Licenciatura) do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), que atuam em escolas públicas do município de Osasco (SP) e região. Esta pesquisa busca analisar, pelo método dialético, o trabalho docente, tomando-o como fenômeno social, historicamente determinado, defendendo mudanças na formação inicial e contínua desses trabalhadores, à luz de teorias da Educação denominadas críticas. A literatura da área consultada apóia-se principalmente em Marx, Antunes, Santos, Saviani, Freire, Mészaros, Pimenta e Libâneo.
Título em inglês
State - maintained school, teaching and new teachers.
Palavras-chave em inglês
Brazilian Education History
New Teachers
State School
Teaching
Resumo em inglês
The objective of this study is to investigate the meaning of teaching in contemporary state-maintained school. It is characterized by a theoretical investigation complemented by empirical data gathered through new schoolteachers who teach 11 to 14 years olds in public schools in Osasco (a city in São Paulo State) and nearby towns. This thesis considers the work done by teachers as a social phenomenon which is historically determined and as such it advocates changes at both teacher's training and in-service courses that would take on board critical education theories.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
capa.pdf (26.23 Kbytes)
errata.pdf (22.74 Kbytes)
trabalho_completo.pdf (899.54 Kbytes)
Data de Publicação
2008-03-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.