• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-22012014-150645
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Tundisi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Moraes, Dislane Zerbinatti (Président)
Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Silva, Vivian Batista da
Titre en portugais
Sérgios e Aristarcos: apropriações de "O Ateneu" no campo educacional brasileiro
Mots-clés en portugais
Apropriações
Campo educacional
Historiografia
Literatura
Memória
Século XIX
Resumé en portugais
O presente trabalho pretende investigar as práticas de leitura e apropriações de O Ateneu, romance de Raul Pompéia, escritor e intelectual do século XIX, no campo educacional brasileiro. O trabalho tem a intenção de traçar considerações a respeito da relevância e alcance do romance no seu diálogo com a produção do campo educacional ao longo dos anos. Colhendo leituras, imagens e apropriações de O Ateneu, o trabalho busca as formas de apropriação da obra e a possível constituição de uma memória a seu respeito e em sua relação com a História da Educação no século XIX. Para tanto, será analisado um corpus selecionado de fontes escritas que tenham circulação no campo educacional brasileiro e que contenham referências a O Ateneu, permitindo, assim, uma avaliação daquilo que a obra representa na constituição e funcionamento do campo educacional.
Titre en anglais
Sérgios and Aristarcos: appropriations of "O Ateneu" in Brazilian educational field
Mots-clés en anglais
Appropriation
Educational field
Historiography
Literature
Memory
Nineteenth century
Resumé en anglais
The aim of this work is to investigate the reading practices and appropriations of O Ateneu, novel written by Raul Pompéia, an important nineteenth century author, in Brazilian educational field. This work intends to make considerations about the relevance of the novel in its dialogue with the production of the educational field over the years. This work searches forms of appropriations and the construction of a memory on the novel and on History of Education in the nineteenth century, while bringing up readings, images and appropriations of O Ateneu. To do so, it will be considered a selected corpus of written sources that circulate in Brazilian educational field and that have references to O Ateneu. This will allow us to make an evaluation of what the work represents in the constitution and functioning of Brazilian educational field.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ALEXANDRE_TUNDISI.pdf (3.24 Mbytes)
Date de Publication
2014-02-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.