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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-22012014-140728
Documento
Autor
Nome completo
Laura Battaglia Pires Cavalcanti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Belintane, Claudemir (Presidente)
Fairchild, Thomas Massao
Koltai, Caterina
Lima, Sheila Oliveira
Pereira, Anderson de Carvalho
Título em português
Das memórias narrativas às representações míticas: arte e desafios na alfabetização
Palavras-chave em português
Alfabetização
Memória
Narrativa
Oralidade
Psicanálise
Subjetividade
Resumo em português
Nesta tese procura-se contribuir com o campo da alfabetização através do seu enredamento com a memória narrativa e a representação mítica, sob as balizas teóricas da Psicanálise e dos estudos sobre a oralidade. Ao analisarmos como se deu a alfabetização no Brasil, de seu início com a catequese indígena, aos dias atuais com (quase) todas as crianças na escola, constatamos que sua efetivação nunca aconteceu: antes pela exclusão de parcelas da população e hoje pela ineficiência das diretrizes educacionais capitaneadas, ou pelas esferas de coordenação postas fora da instituição escolar, ou pelos modelos pedagógicos estrangeiros à nossa cultura. Notamos primeiro o esgotamento do saber docente que se faz pelo controle da produção e do uso dos materiais didáticos; segundo uma prática pedagógica que não considera a criança em suas particularidades infantis; e terceiro, consequência das duas primeiras situações, a desconsideração não só das diversidades, mas das singularidades. No campo dos acontecimentos pedagógicos voltados à alfabetização, o olhar se dirige prioritariamente aos processos de escrita (sempre pautados por um tempo de saber-fazer do aluno), ignorando a importância fundamental da leitura que, sendo negligenciada, é disponibilizada por meio de materiais simplistas, homogêneos, que destacam uma leitura pragmática e desinteressante do mundo, que assim funciona como uma decifração do cotidiano adulto e atravessado por interesses de mercado. No lugar deste esvaziamento simbólico do campo pedagógico demonstramos através de elementos do PROJETO DESAFIOS uma alfabetização que acontece sobre três eixos: o primeiro que contempla o resgate das narrativas de referência e da oralidade poética com relevos estéticos, por permitirem mais facilmente a assunção de uma posição leitora, subjetiva, propensa à intertextualidade e à interpretação; segundo que considera no quadro das heterogeneidades, o trabalho com as singularidades; e terceiro que não permite o isolamento do professor, envolvendo-o em uma trama de relações por meio das quais os discursos sobre a prática de ensino e aprendizagem circulam e se referenciam. Se de um lado trouxemos a prática alfabetizadora para o lugar onde ela acontece relação professores-alunos de outro apontamos ainda a urgência das revisões governamentais com relação às políticas públicas em educação, que devem considerar não só os investimentos financeiros nesta área, mas também, e principalmente, a representação sobre as repetições discursivas de exclusão, podendo assim fazer o resgate da história e envolver aspectos da cultura brasileira em seus parâmetros.
Título em inglês
From narrative memories to mythical representations: art and challenges in literacy
Palavras-chave em inglês
Literacy
Memory
Narratives
Orality
Psychoanalysis
Subjectivity
Resumo em inglês
This thesis aims to contribute to the field of literacy through its entanglement with narrative memory and mythical representation under the beacons of Psychoanalytic theory and studies on orality. By analyzing how literacy occurred in Brazil, from the catechesis of its indigenous people to the present day, with (almost) all children in school, it was noticed that it has always been ineffective: formerly caused by the exclusion of portions of the population and today by the inefficiency of the captained educational guidelines, or by the coordination spheres, that were placed away from the school institution, or by the foreign pedagogical models adapted to our culture. It is first noticed the exhaustion of teaching knowledge, caused by the controlled production and use of teaching materials; secondly, a pedagogical practice that does not consider the child in their childhood features, and thirdly, as a consequence of the first two situations, the disregard not only to the diversity as well as to the singularities. In the field of pedagogical developments focused on literacy, the gaze is directed primarily at the processes of writing (always ruled by an amount of time of the students know-how), ignoring the fundamental importance of reading, that being neglected, is provided through simplistic, homogeneous materials, which highlight a pragmatic and uninteresting reading of the world, which works, thus, as a decipherment of the everyday adult life, crossed by market interests. In place of this symbolic emptying of the pedagogical field it is demonstrated, through the elements of the "CHALLENGES" PROJECT, a literacy that happens on three axes: the first includes the rescue of reference narratives and of poetic orality with aesthetic reliefs, for easily allowing the assumption of a reader positioning, subjective, prone to intertextuality and interpretation; the second considers heterogeneities in the context of the work with the singularities and the third does not allow teachers isolation, involving them in a net of relationships through which discourses about the practice of teaching and learning circulate and reference one another. If, on one hand, literacy practice was brought to the place where it happens in the student-teacher relationship yet, on another, it is pointed out the urgency of government policies reviews in the field education, that must consider not only the financial investment in this area, but also, and especially, the representation of the repetitions discursive exclusion, in order to allow us to make the rescue of history and involve aspects of Brazilian culture in its parameters.
 
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Data de Publicação
2014-02-04
 
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