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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-21122016-112832
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Colello, Silvia de Mattos Gasparian (Presidente)
Santos, Sandoval Nonato Gomes
Weisz, Telma
Título em português
Projetos didáticos em salas de alfabetização: desafios da transposição didática
Palavras-chave em português
Alfabetização
Didática da língua escrita
Projetos didáticos
Triangulação didática
Resumo em português
Considerando-se os projetos didáticos propostos por Lerner como um recurso para se conciliarem propósitos didáticos e comunicativos em classes de alfabetização, a presente pesquisa teve por objetivo compreender como o trânsito entre conceber, planejar e executar subsidia os professores na construção de sua prática pedagógica de projetos didáticos. Partindo de uma concepção interacionista de aprendizagem, e dialógica de língua, sustentadas por referenciais teóricos como Piaget, Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro e Lerner, e apoiando-se também na triangulação didática proposta por Chevallard, o estudo pautou-se em três eixos de investigação: o aluno e seus processos de aprendizagem, a língua como objeto de ensino e a didática dos professores. Cada um deles foi analisado em três instâncias: concepções, intencionalidades e práticas. Trata-se de um estudo de três casos, visando acompanhar o trabalho de professoras de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Suas concepções, nos três eixos, foram aferidas através de entrevistas semiestruturadas. As intencionalidades foram inferidas a partir da análise documental dos planejamentos cedidos pelas docentes. A análise das práticas deu-se através de observações não participantes em sala de aula. Os dados foram analisados sob a óptica do paradigma do indiciário proposto por Ginzburg. Concluiu-se neste trabalho que o processo de construção de concepções docentes é híbrido e marcado por diferentes referências que circulam na esfera educacional, com diversos níveis de apropriação. Os dados coletados demonstraram que, além da concepção em que se fundam, diferentes elementos do contexto escolar interferem nas intencionalidades e planejamentos dos professores. A prática pedagógica, por sua vez, embora receba a influência das concepções e intencionalidades docentes, oscila em função de uma multiplicidade de fatores internos e externos. Com isso, a pesquisa demonstrou o processo de construção didática docente e trouxe novos elementos à reflexão sobre as abordagens de formação inicial e continuada dos professores. Além disso, evidenciou a necessidade de iniciativas que possam ampliar a produção de conhecimento didático e, ainda, promover a reflexão dos docentes sobre o próprio trabalho, em especial sobre as práticas de alfabetização e os projetos didáticos.
Título em inglês
Project based teaching in literacy grades: challenges for the didactic transposition
Palavras-chave em inglês
Didactic triangulation
Literacy
Project-based teaching
Written language teaching
Resumo em inglês
Considering Lerners concept of project-based teaching as a resource to conciliate didactic and communicative purposes in literacy grades, this research aims to understand how the transition between conceiving, planning and executing scaffolds project-based teaching and supports teachers practice. Taking a dialogic and interactionist perspective of the language, sustained by theoretical references as Piaget, Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro and Lerner, as well as Chevallards didactic triangulation, this study explores three main paths: the student and his/her learning processes, the language as a teaching object and the teachers didactics. Each path was analysed in the following aspects: conceptualization, intentionality and praxis, aiming to consider the daily work of first, second and third grade teachers in Elementary School. Semistructured interviews were used to look into the teachers concepts. Intentionality was observed through the document analysis of the teachers planners. Non-participant class observation methods were used to analyse the teachers daily practice. All collected data was considered under the perspective of the evidential paradigm proposed by Ginzburg. This dissertation came to the conclusion that the process of building concepts performed by teachers is multiple, including various references regarding the educational environment as a whole. The material analysed has proved that different school contexts impact not only teachers planners, but also their intentionality. Hence, the pedagogical practice oscillates according to countless internal and external factors. This dissertation contributes to the reflection about these variables and brings new elements to approach initial and continuing training for teachers. Besides that, it hightlights the need for initiatives that may broaden the production of didactic knowledge and enhance the reflection on ones pedagogical practice, especially regarding literacy routines and project-based teaching.
 
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Data de Publicação
2017-01-09
 
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