• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-21122016-095018
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Vizotto Galvão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de (Presidente)
Camargo, Rubens Barbosa de
Verhine, Robert Evan
Título en portugués
Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
Palabras clave en portugués
Desempenho escolar
Gastos com educação
Gastos no nível da escola
Recursos escolares
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.
Título en inglés
Expenditures on education and school performance: an analysis at the school level
Palabras clave en inglés
School performance
School resources
Spending at the school level
Spending on education
Resumen en inglés
This dissertation aims to explore the relationship between the money spent on education and school performance, based on the information about spending at the school-level. The debate on the relationship between expense and performance has been mostly based on estimates using the aggregated data of municipal spending on education. Thus, as little is known about what is actually done with the resources allocated to schools, researches on this subject are restricted to indicating the existence or the lack of a relationship between aggregate spending and performance. In this study, we show the relevance of the information on spending at the school level, according to categories of aggregate spending that point to certain functions or school activities. With this, we intend not only to understand if education expenses are or are not associated with performance, but also to observe how different types of costs associated with different school activities are related in different ways to the performance of students. Thus, based on literature review, we have proposed categories of personnel expenses for the municipal schools of São Bernardo do Campo, which are aligned to the activities developed by the schools. Categories of higher aggregation involve what we consider to be Expenses directly related to teaching and Expenses indirectly related to education. From the specific categories, which are based on information on spending per school, we explore the relationship between spending per student and their performance in the Mathematics exam in Prova Brasil 2013, using a regression analysis. The estimates have shown that the relationship between spending and performance is not homogeneous among the different categories of expenditure, and that specification of models improves as costs are disaggregated. Among the obtained results, we highlight the indication of a positive and significant relation between spending on Pedagogical coordination and performance on the mathematics exam.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-01-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.