• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-21122016-094016
Documento
Autor
Nombre completo
Arthur Müller
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Ferraz, Osvaldo Luiz
Prodocimo, Elaine
Título en portugués
Avaliação no currículo cultural da educação física: o papel do registro na reorientação das rotas
Palabras clave en portugués
Avaliação
Currículo cultural
Educação física
Registro
Resumen en portugués
Durante os últimos anos, a Educação Física escolar tem passado por seguidos processos de ressignificação, nos quais suas práticas estão constantemente sob análise e discussão. O currículo culturalmente orientado, apoiado nos pressupostos das teorias pós-críticas de educação, promove a circulação e análise do patrimônio cultural corporal de distintos grupos. O que se percebe é o choque de culturas, ocasionando um embate para validação de significados. A não legitimação de algumas se dá mediante o afastamento com relação àquelas consideradas hegemônicas, exemplares, tradicionais e elitizadas. As relações de poder imbricadas em todos os setores da sociedade, por consequência, também respingam no espaço escolar, determinando qual grupo gozará dos privilégios e do status por ocupar tal posto. A chamada Educação Física cultural reconhece que as práticas corporais são bombardeadas de significação, de leituras e de interpretações que variam de acordo com o momento que cada sociedade atravessa. Logo, práticas corporais marginalizadas, proibidas em outros tempos, hoje, são tematizadas na escola. Enveredando por esse caminho, o docente deve atentar às vozes discentes, principalmente aquelas que historicamente foram silenciadas. Dentre as situações didáticas que caracterizam a proposta, encontra-se o registro, aspecto fundamental do currículo cultural. O presente estudo de caso, de tipo etnográfico, realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental, tem como objetivo analisar a importância e a influência dos registros realizados por um professor sobre a reorientação de sua prática. A documentação elaborada pelo professor foi submetida à análise crítica mediante o confronto com a literatura que fundamenta o currículo cultural. Constatou-se que, ao registrar suas observações acerca das atividades de ensino e seus efeitos, o docente consegue refletir a respeito com vistas a reorganizar as atividades previstas para a aula seguinte, ou seja, o docente se apoia na análise dos registros para orientar e reorientar a sua rota. Tal movimento só é possível quando o currículo apresenta flexibilidade, não podendo, por essa razão, ser estabelecido de largada, sem a presença e a voz dos alunos e alunas.
Título en inglés
The evaluation on cultural curriculum of phisical education: the practice of registration for redirection of routes in culturally oriented physical education classes
Palabras clave en inglés
Cultural curriculum
Evaluation
Physical education
Writing
Resumen en inglés
Over the past years, the Physical Education has undergone followed reframing process in which their practices are constantly under review and discussion. The culturally oriented curriculum, supported the assumptions of education post-critical theories, promotes circulation and analysis of body cultural heritage of different groups. What is noticeable is the clash of cultures, resulting in a clash for validation of meanings. Failure legitimacy of some is given by the spacing with respect to the considered hegemonic, exemplary, traditional and elitist. Power relations imbricated in all sectors of society, therefore, also reaches the school, determining which group shall enjoy the privileges and status to occupy such a post. The call cultural Phisical Education recognizes that the body practices are bombarded significance, readings and interpretations that vary according to the time that every society goes through. So marginalized corporal practices prohibited at other times today are themed in school. Embarking on this path, the teacher should pay attention to students' voices, especially those who have been historically silenced. Among the didactic situations that characterize the proposal is the record key aspect of the cultural curriculum. This ethnographic case study in a public elementary school aims to determine the importance and influence of records conducted by a teacher on the reorientation of their practice. The documentation prepared by the teacher underwent critical analysis by comparison with the literature that underlies the cultural curriculum. It was found that the record their observations about the teaching and its effects activities, teachers can reflect on in order to reorganize the activities planned for the next class, that is, teaching is based on analysis of records to guide and reorient your route. Such a move is possible only when the curriculum offers flexibility and cannot, therefore, be set to start without the presence and the voice of male and female students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ARTHUR_MULLER_rev.pdf (1.37 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-01-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.