• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-21112018-103346
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Melo Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Kruppa, Sonia Maria Portella (Presidente)
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Terrasêca, Maria Manuela Martins Alves
Título en portugués
O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas
Palabras clave en portugués
Avaliação em larga escala
Controvérsia educacional
Polifonia
Resumen en portugués
Esta pesquisa teórica investiga a controvérsia acadêmica sobre avaliações em larga escala no Brasil, sistematizando as posições/argumentos desse debate na forma de um continuum argumentativo, além de delinear tensões discursivas e contextuais que circundam e perpassam a polêmica sobre a avaliação da escola básica. A revisão de literatura pertinente e a apreciação dos discursos acadêmicos gravitantes da temática, do ponto de vista teórico-metodológico, orientaram-se pela noção de polifonia (BAKHTIN, 2005; MAINGUENEAU, 2002; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2016). Ou seja, pelo esforço de abordar, de forma simultânea e equipolente, as várias vozes que se pronunciam diversamente sobre o tema das avaliações em larga escala no Brasil. Desse modo, a incursão teórica segue por três eixos de sistematização/interpretação: 1) a reconstituição da trama histórica do desenvolvimento do aparelho de avaliação externa no Brasil, por meio de uma periodização interpretativa que põe em relevo as tensões e disputas centrais que incidiram nas discussões entre acadêmicos e especialistas da avaliação; 2) o mapeamento dos conceitos abrangentes (categorias-chave da problemática educacional estreitamente vinculadas à esfera da avaliação), evidenciado tensões potencialmente constitutivas da controvérsia da avaliação; 3) o desvelamento do embate ideológico-discursivo no campo da avaliação e seu desdobramento políticopedagógico em diferentes zonas argumentativas - gradações de um continumm com diferentes graus de apoio e recusa às avaliações externas e em larga escala. Por fim, ao relacionar as tensões discursivas geradoras e as tensões contextuais constitutivas da controvérsia em questão, propõe-se uma formulação teórica exploratória sobre a gênese do continuum argumentativo, com potencial de orientar possíveis desdobramentos teóricos e empíricos da investigação aqui empreendida.
Título en inglés
The debate about large scale assessments in Brazil: contextual and argumentation tensions
Palabras clave en inglés
Educational controversy
Large scale assessment
Polyphony
Resumen en inglés
This theoretical research investigates the academic controversy about large scale assessments in Brazil, systematizing the views/arguments of this debate in a form of a continuum argumentation, outlining the discursive and contextual tensions that surround and permeate the polemics about large scale assessment in basic school. The relevant review of the literature and the appraisal of academic discourses about the theme, from the theoretical-methodological point of view, were supported by the notion of polyphony (BAKHTIN, 2005; MAINGUENEAU, 2002; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2016). By the effort to approach, simultaneously and in an equipollent way, the different voices that are expressed diversely about the theme of large scale assessment in Brazil. Therefore, the theoretical incursion is in accordance with three pillars of systematization/interpretation: 1) The reconstruction of a historical plot about the development of external assessment apparatus in Brazil, by means of interpreting the periods that highlight the tensions and central disputes in the discussions between scholars and experts in assessment; 2) The mapping of broad concepts ( key-categories of the educational problematic closely linked to the sphere of evaluation), highlight tensions that potentially constitute the controversies of assessment.; 3) the unveiling of the ideologically-discursive conflict in the field of assessment and its political-pedagogical unfolding in different argumentative areas gradations of a continuum with different degrees of support and the refusal of external assessment in large scale. Finally, in relating the discursive tensions generators and the constitutive contextual tensions of the controversy at issue, an exploratory theoretical formulation is proposed about the genesis of the continuum argumentative, with the purpose to guide possible theoretical and empirical unfolding of investigation here pursued.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.