• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-21062007-143448
Document
Auteur
Nom complet
Eliezer Pedroso da Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Amaral, Maria Nazaré de Camargo Pacheco (Président)
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Polli, José Renato
Titre en portugais
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
Mots-clés en portugais
Crescimento
Democracia
Experiência educativa
Progressão continuada
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem.
Titre en anglais
Continued progression: a study centered in Dewey's concept of growth and of educational experience
Mots-clés en anglais
Continued progression
Democracy
Educational experience
Growth
Resumé en anglais
The aim of this master thesis is to carry on the discussion about the regimen of continued progression centered in Dewey's concept of growth and of educational experience. So we search to analyze the existing bibliography, mainly about the legislation that introduced the regimen in teaching public system of the State of São Paulo, doing a comparison with some of the Dewey's work, the most important reference of this study. Reading Dewey very seriously, it was possible to understand that some presuppositions of the continued progression, for example, all children can learn wider proper conditions, as well as each child has a rhythm of learning are based on Dewey's concept of democratic education. Therefore, the problem isn't continued progression but the way it was introduced without enough preparation of the teachers and of the educational system as a whole. The continued progression can't be conceived as a goal in itself, but as a instrument of the democratization process of teaching and learning.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-07-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.