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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-21012013-155817
Documento
Autor
Nome completo
Tiago Lazzarin Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Porto, Maria do Rosario Silveira (Presidente)
Oliveira, Julvan Moreira de
Teixeira, Maria Cecilia Sanchez
Título em português
Da universidade livre à escola oficial: um estudo sobre o imaginário do Centro Tom Jobim
Palavras-chave em português
escola de música
imaginário
organizações sociais
Tom Jobim
Resumo em português
O presente estudo tem o objetivo de fornecer pistas sobre o imaginário de dois períodos distintos de uma mesma instituição: a antiga Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) e a atual Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP). Pretende compreender e caracterizar os fundamentos pedagógicos de um projeto educacional de Música utilizando-se das teorias de Gilbert Durand, Edgar Morin e José Carlos de Paula Carvalho. O interesse se deve à mudança do modelo de ensino livre e acessível a todas as idades para o modelo de ensino oficial acompanhado da padronização do perfil dos estudantes. Por meio da teoria do Imaginário de Durand, pretende-se identificar os mitos relativos às duas propostas de ensino e situá-las no panorama político que as engendrou. A pesquisa se baseou no estudo dos documentos publicados pela gestão da Organização Social Santa Marcelina, Diário Oficial do Estado de São Paulo e nas observações feitas em campo.
Título em inglês
From one free university to an official school: a study of imaginary of the Centro Tom Jobim (Brazil).
Palavras-chave em inglês
music school
social organizations
theory of the imaginary
Tom Jobim
Resumo em inglês
The present research had as objective to investigate the imaginary of two distinct periods of one same institution: the former Universidade Livre de Música-TomJobim (ULM) and the current Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim(EMESP). The aim of this study is to understand and characterize the pedagogical principles of that Music-centered educational project through the theories of Gilbert Durand, Edgar Morinand José Carlos de Paula Carvalho. This interest was awakened by the change (undergone by the institution),from a free education model accessible to all ages, to an official teaching model followed by standardization of students profiles. Through Durands theory of the Imaginary this study seeks to identify miths regarding each of the two educational proposals, and to place them in the respective political scenes that engendered them. Research was based on the study of documents published by (the administration of)the Organização Social Santa Marcelina, study of the Diário Oficial do Estado de São Paulo, and field observations.
 
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TIAGO_LAZZARIN.pdf (3.45 Mbytes)
Data de Publicação
2013-02-19
 
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