• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.48.2012.tde-21012013-152429
Document
Auteur
Nom complet
Marilene Alves de Santana
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Pietri, Emerson de (Président)
Gatti Junior, Decio
Rezende, Neide Luzia de
Titre en portugais
Os modos de didatização de textos literários em manuais de língua portuguesa para o ensino fundamental no período de 1976 a 1996
Mots-clés en portugais
Documentos de referência curricular
Ensino de 1º grau
Ensino de língua portuguesa
Formação de leitores
Literatura
Livro didático
Resumé en portugais
Esta pesquisa desenvolveu-se com o intuito de analisar, conforme a concepção de Chartier (1990), as representações que se construíram dos alunos e da literatura pelo viés da seleção e apresentação dos textos literários nos livros didáticos de Língua Portuguesa, em dois diferentes períodos históricos. Para isso, selecionaram-se livros publicados no Estado de São Paulo entre os anos de 1976 a 1996, destinados às antigas quintas e sextas séries do ensino de primeiro grau. Pretendeu-se ainda analisar, sob a perspectiva discursiva bakhtiniana, os diálogos que se estabeleceram entre os modos de seleção e de apresentação dos textos literários nos manuais e os discursos acadêmicos, pedagógicos e oficiais que propunham, nesse(s) período(s), novas concepções de língua e de ensino. Para o desenvolvimento da análise, consultaram-se as coleções didáticas que atendiam aos interesses da pesquisa e que se encontram disponíveis no acervo LIVRES (Banco de dados de Livros Escolares Brasileiros (1818-2005)) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Os livros que compuseram o corpus da pesquisa foram reunidos em dois grupos, tendo como referência os documentos oficiais que se encontravam em voga no período de publicação dos manuais: os Guias Curriculares (1975) e as Propostas Curriculares para o ensino de 1º grau (1986). A opção por assim agrupar as coleções atendeu à hipótese de que, por terem sido elaborados com base no que se discutia a respeito do ensino, os documento consistiriam em materiais de apoio para se perceber os diálogos entre os textos apresentados nos manuais e os discursos circulantes nos dois momentos históricos observados. Consultadas as coleções didáticas do acervo, elegeram-se duas obras de cada período, as quais foram consideradas representativas pelo fato de apresentarem os autores literários mais referenciados em seu período de publicação. Foi com base na análise dos textos desses autores, sobretudo modernistas e contemporâneos, que foi possível vislumbrarem as representações da literatura, ora apropriada enquanto texto ou mensagem portadora de conteúdos, ora concebida como um trabalho construído de forma dialógica e situado num contexto. A respeito da representação dos destinatários dos manuais, principalmente os alunos, notou-se que, por vezes, eram projetados segundo uma imagem infantilizada, e, noutras, eram considerados competentes para construir sentidos e refletir diante dos textos que lhes eram apresentados por meio dos manuais.
Titre en anglais
Didactic methods for literary texts in portuguese language textbooks for elementary and middle level education, from 1976 to 1996
Mots-clés en anglais
Curriculum reference documentation
Literature
Literature readers formation
Middle level education
Portuguese language teaching
Textbooks
Resumé en anglais
This research was conducted in order to find, according to the ideas of Chartier (1990), representations that were made of students and of literature, by selecting and presenting literary texts in Portuguese language textbooks. We selected books published by the Department of Education of the State of Sao Paulo, Brazil, from 1976 to 1996, aimed at students of the former fifth and sixth grades of middle level education. Our intention was also to analyze, from Bakhtin´s perspective, approaches adopted in the selection and presentation of literary texts in textbooks and academic, pedagogical and official documentation, which proposed, during that period, new methods for language and teaching. For the purpose of analysis development, we consulted textbook collections related to our research, which are available at LIVRES (Brazilian Schoolbooks Database) library (1818-2005), at School of Education, Sao Paulo University (FEUSP). Documents comprising the research corpus were organized in two groups, having as reference the official documents available at the time of the textbooks publishing: Guias Curriculares (Curriculum Guides, 1975) and Propostas Curriculares para o ensino de primeiro grau (Curriculum Proposals for Elementary and Middle Level Education, 1986). Our choice to group the collections as such was based on the hypothesis that, as they were guidelines developed according to what was discussed about teaching at the time, they consisted of support documentation to understand the dialogue between texts presented in textbooks and approaches adopted during those two historical moments observed. Having consulted the collection textbooks, we chose two pieces of work for each period, which were considered representative, because they had the most often referenced authors during their literary publication periods. Based on the analysis of the texts of those authors, especially modernist and contemporary authors, we were able to check literature representations, either adequate as text or 'message' bearing content, or a piece of work dialogically constructed and in context. Regarding representation of the manual recipients, especially students, we noted that sometimes they were projected with a somewhat childish image, and sometimes considered competent to construct meanings and reflect on the texts and dialogues that were presented to them by the textbooks.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-01-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.