• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-20102014-112015
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Pereira Batista
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei (Presidente)
Bolzani Filho, Roberto
Silveira, Paulo Henrique Fernandes
Título em português
Platão sob o signo de Sócrates: um novo modelo de paideía
Palavras-chave em português
Cidadania
Educação
Filosofia
Platão
Resumo em português
A atividade de Sócrates é fundamental para a invenção da filosofia platônica. Embora Sócrates nada tenha escrito, Platão compôs sua obra com base nesta figura que, em seus diálogos, era bem conhecida em Atenas por seu modo habitual de conversar com todos em locais públicos e privados. Na Apologia de Sócrates, Platão delimita esta atividade por meio da qual Sócrates, sob o desígnio do deus de Delfos, passa a examinar seus interlocutores em favor da cidade e da alma. Neste sentido, considerando a Apologia de Sócrates como uma introdução aos diálogos de Platão, nosso trabalho busca mostrar como a filosofia platônica constrói, ao mesmo tempo, um modelo de educação e cidadania, isto é, um modelo de paideía.
Título em inglês
Plato under the sign of Socrates: a new model of paideía
Palavras-chave em inglês
Citizenship
Education
Philosophy
Plato
Resumo em inglês
Socrates activity is fundamental for the creation of Platonic philosophy. Although Socrates has not written anything, Plato has composed his work based on this character that, in his dialogues, was well-known in Athens for his habitual way of talking to everybody in public and private places. In Apology of Socrates, Plato delimits this activity through which Socrates, under the purposes of Delphic god, examines his interlocutors in the good of the city and the soul. In this regard, considering the Apology of Socrates as a introduction to Platos dialogues, our work intends to show how platonic philosophy sets up, at the same time, a model of education and citizenship, i.e., a model of paideía.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.