• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2000.tde-20092012-114502
Document
Auteur
Nom complet
Elisabete Aparecida Monteiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Lajonquière, Leandro de (Président)
Grant, Walkiria Helena
Villani, Alberto
Titre en portugais
A transferência e a ação educativa
Mots-clés en portugais
Educação
Professor-aluno
Psicanálise
Transferência
Resumé en portugais
A discussão que emerge da Psicanálise acerca da impossibilidade de educação aponta para os limites existentes na ação educativa, permitindo-nos refletir, através do vínculo com a noção de transferência, sobre o que se convencionou chamar de "relação professor-aluno". Os educadores nem sempre percebem que a educação não se limita à realidade externa, uma vez que os personagens dessa suposta relação estão mergulhados na realidade transferencial. Compreendemos a pretensa relação professor-aluno como o núcleo onde se de-senvolve a educação propriamente dita. No entanto, aquilo que a Pedagogia atual vislumbra como previsão e controle dos efeitos dessa "relação", a saber, o domínio do conhecimento científico sobre o desenvolvimento das capacidades maturacionais e o ajuste da prática do educador à realidade psicológica de cada aluno, opõe-se ao caráter imprevisível inerente à ação educativa. Uma vez submetidos às "leis" do inconsciente, os efeitos do encontro entre professor e aluno estão além de qualquer previsão e controle. O que nos deve interessar, então, é a compreensão da origem desses efeitos. E é isso que o conceito de transferência vem esclarecer.
Titre en anglais
Transfer and educational action
Mots-clés en anglais
Education
Psychoanalysis
Teacher-student
Transference
Resumé en anglais
The discussion that emerges from Psychoanalysis regarding the impossibility on education points out to the limits of the existing educational activity, which allows us to reflect, throughout the relationship with the notion of transference, about what is conventionally called "teacher-student relationship." Educators do not always realize that education is not limited to external reality, since the actors in this supposed relationship are immerse in a transference reality. We understand the alleged teacher-student relationship as the core where education develops itself. However, what the current Pedagogy (Education) envisions as prediction and control of the effects of this "relationship", namely, the domain of scientific knowledge about the development of maturational qualification (capacities) and the adjustments of educator´s practices to the reality of each student, opposes to the unpredictable nature inherent to the educational activity. Once submitted to the "laws" of the unconscious, the effects of the encounter teacher-student are beyond prediction and control. What should interest us, then, is to understand the origin of these effects. And this is what the concept of transference elucidates.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
disserelisabete.pdf (755.46 Kbytes)
Date de Publication
2012-09-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.