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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2015.tde-20072015-122633
Documento
Autor
Nome completo
Osmar Arruda Garcia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Vianna, Claudia Pereira (Presidente)
Ferrari, Anderson
Rossi, Célia Regina
Título em português
Marcas da experiência na formação docente em gênero e diversidade sexual: um olhar sobre o curso "Gênero e diversidade na escola" (GDE)
Palavras-chave em português
Formação continuada do professor(a)
Formação de professores(as)
Homossexualidade
Relações de gênero
Sexualidade
Resumo em português
Essa dissertação de mestrado teve por objetivo analisar as experiências em gênero e diversidade sexual, com base em narrativas de professores e professoras que realizaram o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Buscou-se compreender, também, os processos de comprometimento com o tema no que tange à quebra do silenciamento dos temas gênero e diversidade sexual imposto nos âmbitos social, acadêmico e escolar. Desse modo, pretende-se contribuir com o debate sobre a formação docente em gênero e diversidade sexual, por meio da discussão da formação continuada oferecida no GDE. O GDE examinado foi oferecido pela UNESP campus de Rio Claro na cidade de Jaú, interior de São Paulo. A formação foi ofertada aos (as) professores (as) da educação básica da rede eestadual e da rede municipal duas vezes entre 2009 e 2010. Nessa pesquisa, são analisadas as discussões, realizadas em fóruns, e os memoriais entregues por 30 professores-cursistas de uma turma do polo de Jaú, no ano de 2009. Por meio de uma análise qualitativa e do método da análise de prosa (ANDRÉ, 1983), essa pesquisa analisa as marcas da experiência em gênero e diversidade sexual que esses (as) professores (as) revelaram durante o curso. Com base nos estudos de Jorge Larrosa (2002, 2011) examina-se o GDE enquanto experiência e verifica-se como essa experiência criou comprometimentos dos sujeitos envolvidos com o tema e deixou marcas em seu pensar e agir. Tais marcas revelaram que os (as) professores (as) buscaram a formação por meio de diferentes aspirações relacionadas a duas dimensões de comprometimento com o tema, a dimensão pessoal e a profissional. Desse modo, a pesquisa revela que a maneira pela qual cada um (uma) apreendeu os conceitos do curso e (trans)formou sua subjetividade a partir das reflexões realizadas foi única, tendo diferentes intensidades. Revelou, ainda, que os processos pelos quais se consolidam e reelaboram os próprios conceitos sobre gênero e diversidade sexual são contraditórios e marcados por pausas, avanços ou retrocessos. Contudo, o GDE demonstra ser um impulsionador para a reflexão acerca do gênero e da diversidade sexual, revelando ter potencial para iniciar (trans)formações das práticas escolares relacionadas a essas questões.
Título em inglês
Traces of experience in teachers training on gender and sexual diversity: a look at the program Gender and sexual diversity
Palavras-chave em inglês
Gender relations
Homosexuality
Sexuality
Teachers continuing professional development
Teachers professional development
Resumo em inglês
The purpose of this dissertation is to analyze the experiences on gender and sexual diversity based on narratives of teachers who attended the training program Gênero e Diversidade na Escola (Gender and Sexual Diversity) GDE. Additionally, I seek to understand the process of commitment to the issue considering the breach of the silence imposed in social, academic and school contexts about gender and sexual diversity. I intend to contribute to the debate about teachers training on gender and sexual diversity by discussing the continuing education offered by GDE. The training was offered twice between 2009 and 2010 to basic education teachers working in both city and state public education networks. In this research I analyze discussions held in forums and memorials written by 30 teachers who attended the course in Jaú São Paulo State, in 2009. Through qualitative research and prose analysis method (André, 1983), this investigation examines traces of experience in gender and sexual diversity revealed by teachers during the course. Based on Jorge Larrosas work (2002, 2011), I investigate GDE teachers training program as an experience, trying to explore the ways this experience constructed teachers commitments to the issue as well as what traces it may have left on their thinking and action abilities. Such traces indicated that teachers looked for this particular course inspired by different desires basically relating to two dimensions of commitment to the issue, the personal and the professional dimensions. Therefore the research indicates that the way each teacher learned the concepts discussed in the course - and transformed his/her subjectivity - was unique and had different levels of intensity. Results show that the process through which teachers consolidate and resignify their own concepts of gender and sexual diversity are contradictory and characterized by breaks, advances or regressions. However, GDE appears to promote the reflection about gender and sexual diversity, pointing out its potential to start off transformation of school practices on these issues.
 
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Data de Publicação
2015-08-05
 
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