• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-20062013-142156
Document
Auteur
Nom complet
Ana Beatriz Coutinho Lerner
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Voltolini, Rinaldo (Président)
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Kupfer, Maria Cristina Machado
Rahme, Monica Maria Farid
Revah, Daniel
Titre en portugais
Consequências éticas da leitura psicanalítica dos quatro discursos para a educação inclusiva
Mots-clés en portugais
Educação inclusiva
Ética
Psicanálise
Quatro discursos
Resumé en portugais
Esta tese tem como objetivo central investigar as formas que o discurso sobre a Educação Inclusiva assume na contemporaneidade e os efeitos desse discurso para a subjetividade das crianças, pais e profissionais da escola. Para isso, realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da inclusão escolar, apresentando as origens desse movimento, os principais marcos legais que organizam o campo e as perspectivas teórico-críticas atuais. Em seguida, analisamos a emergência da temática da diferença na educação e apresentamos a abordagem psicanalítica da diferença e sua função na constituição do sujeito a partir das obras de Freud e Lacan. A partir da psicanálise, propomos uma articulação entre ética e inclusão, destacando o alinhamento do discurso sobre a educação inclusiva com os fundamentos éticos e morais previamente apresentados. Nosso referencial teórico-metodológico é a psicanálise de orientação lacaniana, em especial o instrumento dos quatro discursos formalizado por Lacan no Seminário 17: O avesso da psicanálise. O corpus de nossa pesquisa é composto por fragmentos discursivos oriundos de duas fontes: do atendimento de um grupo de profissionais que trabalham com educação inclusiva, cuja escuta é realizada pela pesquisadora no Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do material veiculado pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Os resultados foram reunidos em torno dos seguintes temas: a deficiência como metonímia do sujeito, a dimensão da técnica e a lógica da especialização, o discurso do capitalista e seus efeitos para a inclusão escolar, a construção do ideal e a escola. Ao final, apresentamos as contribuições que a noção de ética em psicanálise pode trazer para a educação inclusiva.
Titre en anglais
Ethical implications of psychoanalytic reading of the four speeches for inclusive education
Mots-clés en anglais
Ethics
Four discourses
Inclusive education
Psychoanalysis
Resumé en anglais
This research aims to investigate the central ways in which the discourse on Inclusive Education assumes in contemporary times and the effects of this discourse on the subjectivity of children, parents and school professionals. In order to accomplish this goal, we first review the literature concerning Inclusive Education, showing the origins of this movement, the main legal frameworks that organize this subject and the current theoretical perspectives. We then analyze the emergence of the theme of the difference in education, and present the psychoanalytic approach of difference and its role in the constitution of the subject based on the works of Freud and Lacan. Using psychoanalysis, we propose a link between ethics and inclusion, highlighting the alignment of the discourse on Inclusive Education with the ethical and moral foundations previously presented. Our theoretical and methodological framework is the Lacanian psychoanalysis, particularly the instrument of four discourses formalized by Lacan in Seminar, Book 17: the other side of psychoanalysis. The corpus of our research consists of discursive fragments from two sources: the care of a group of professionals working in Inclusive Education, whose listening were conducted by the researcher in the Department of Educational Psychology at the Institute of Psychology of the University of São Paulo, and material disseminated by the Permanent Forum on Inclusive Education. The results were gathered around the following themes: disability as metonymy of the subject, the extent of technical expertise and the logic of the specialization, the capitalist discourse and its effects on school enrollment, and the foundation of the ideal and the school. At the end, we present the contributions that the notion of ethics in psychoanalysis can bring to Inclusive Education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-07-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.