Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-20042010-110531
Document
Auteur
Nom complet
Dirceu Donizetti Dias de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Arroio, Agnaldo (Président)
Maldaner, Otávio Aloísio
Queiroz, Salete Linhares
Titre en portugais
Sobre a mediação de um material instrucional na aprendizagem de estudantes em aulas de Química - gêneros do discurso e argumento
Mots-clés en portugais
argumentação
Ciências (estudo e ensino)
ensino e aprendizagem (Química)
escrita
gêneros do discurso
Resumé en portugais
Essa dissertação apresenta a discussão sobre a contribuição de um material instrucional como mediador na construção do conhecimento em aulas de química. Inicialmente estabelecemos um quadro referencial sobre argumentação e aprendizagem, escrita, gêneros do discurso escolar-científico e formato prescrito desses gêneros. Discutimos a concepção e o projeto do material instrucional baseado nas propriedades do enunciado de acordo com o círculo de Bakhtin. Organizamos um conjunto de atividades de laboratório e estabelecemos os processos instrumentais pelos quais se realizam as atividades experimentais, bem como propomos critérios para avaliação em sala de aula dos gêneros do discurso produzidos pelos estudantes. Construímos as categorias de análise e organizamos o material produzido pelos estudantes em nosso modelo de avaliação. Submetemos o material organizado às categorias de análise e observamos o processo evolutivo dos estudantes na produção dos gêneros do discurso, assim como no argumento construído antes e após a utilização de nosso material instrucional. Concluímos que os estudantes demonstram um processo evolutivo positivo em todos os aspectos analisados após a utilização de nosso material instrucional, o que nos indica a viabilidade de seu uso em sala de aula de química.
Titre en anglais
On the mediation of an instructional material in the learning of students in chemistry classes - kinds of discourse and argument
Mots-clés en anglais
argumentation
discourse gender
Science (study and teaching)
teaching and learning (Chemistry)
writing
Resumé en anglais
This dissertation presents a discussion on the contribution of an instructional material as a mediator in the construction of knowledge in chemistry class. Initially established a frame of reference about reasoning and learning, writing, discourse genre-school science and prescribed format of these genres. We discuss the conception and the design of instructional material based on the properties of the utterance in accordance with the Bakhtin circle. We define a set of laboratory activities and establish the procedures by which instruments they carry out the experiments, and propose criteria for evaluation of classroom discourse genre produced by students. We construct categories of analysis and organize the material produced by students in our evaluation model. We subject the material organized in categories of analysis and observe the evolutionary process of the students in the production of discourse genre, and the argument built before and after the use of our instructional materials. We conclude that the students showed a positive evolutionary process in all aspects analyzed after the use of our instructional material, which indicates the feasibility of its use in the classroom chemistry.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-05-06
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.