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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-20032019-161416
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Tavolaro Maiorino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Rogério de (Presidente)
Beccari, Marcos Namba
Cánepa, Laura Loguercio
Oliveira, Louis José Pacheco de
Zamberlan, Cesar Adolfo
Título em português
O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
Palavras-chave em português
Cartografia
Cinema
Contemporâneo
Filosofia trágica
Hermenêutica trágica
Resumo em português
O objetivo desta tese é investigar de que modo o Contemporâneo fala através da arte cinematográfica, ou seja, pergunta-se, na dobra do tempo do agora, sobre o que há para ser visto e afirmado na vida contemporânea através do cinema. Essa pesquisa utilizou-se dos pressuspostos teóricos-epistêmicos do aporte existencial e trágico, com obras de Nietzsche, Clément Rosset, Rogério de Almeida, Beccari e Oliveira. Para mapear os modos como o contemporâneo tem sido evocado pelo cinema, usou-se a metodologia qualitativa de inspiração deleuziana, da cartografia e mapeamentos em platôs estéticos-discursivos. Foram delineados três a partir de uma vasta revisão fílmica operada principalmente nos últimos dez anos (2008-2017): (1) platô distópico, analisado por meio do filme Holy Motors (2012); (2) platô ilusório, trazido pelo filme O Duplo (2013) e (3) platô trágico, iluminado pela obra A Grande Beleza (2013). A partir de uma descrição fílmica cuidadosa e pela ótica da hermenêutica trágica, inspirada na obra de Beccari, constatou-se que o cinema tem mostrado o Contemporâneo por diversas matizes e forças, o que reverbera no modo de se pensar o homem e seus modos plurivocais de vida no mundo atual, seja no horizonte educacional ou quaisquer outros.
Título em inglês
The contemporary through cinema: the dystopic, illusory and tragic
Palavras-chave em inglês
Cartography
Cinema
Contemporary
Tragic hermeneutics
Tragic philosophy
Resumo em inglês
This thesis aims to investigate how the Contemporary speaks through cinematographic art, that is, it is questioned in the present about what is to be seen and affirmed in contemporary life through the cinema. This research made use of the theoretical and epistemic presuppositions of tragic thinking, with works by Nietzsche, Clément Rosset, Rogério de Almeida, Beccari and Oliveira. In order to evaluate the ways in which the contemporary has been evoked by the cinema, the methodology used was qualitative of Deleuze inspiration, cartography and mappings in aesthetic and discursive plateaus. Three films were drawn from a broad film review mainly carried out over the last ten years (2008-2017): (1) dystopic plateau, analyzed through the Holy Motors film (2012); (2) illusory plateau, studied by the film The Double (2013) and (3) tragic plateau, through the analysis of the work The Great Beauty (2013). From a careful film description and from the perspective of tragic hermeneutics, inspired by Beccari's work, it has been observed that cinema has shown the Contemporary by various shades and forces, which has repercussions on the way one thinks about man and his manners plurivocals of life in the world today.
 
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Data de Publicação
2019-03-22
 
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