• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-20012012-091452
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Pupim Gozzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Kenski, Vani Moreira (Presidente)
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Machado, Nilson Jose
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Tori, Romero
Título em português
Mediação docente online em cursos de pós-graduação: especialização em engenharia
Palavras-chave em português
educação a distância
engenharia
estilo de mediação
mediação online
pós-graduação
Resumo em português
Esta tese objetiva identificar as características do processo de mediação docente online nos fóruns de discussão desenvolvidos em disciplinas, promovidas na modalidade a distância, de um curso de especialização em engenharia. Uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de um estudo caso, possibilitou comprovar a proposição de que a educação a distância (EaD) dispõe de variadas formas de mediação online para sustentar o processo de aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, identificaram-se as ações de mediação docente online nos fóruns de discussão do referido curso, com base no levantamento das funções do professor que nele atua. Para tanto, construiu-se um modelo que representa os processos de ensino e aprendizagem online para, então, identificar as semelhanças e diferenças entre as mediações desenvolvidas no âmbito de cada disciplina. A partir daí, percebeu-se que, nos fóruns de discussão, a mediação docente online apresenta características semelhantes relacionadas, principalmente, aos aspectos do seu contexto. Já as diferenças notadas nesse processo referem-se a cada professor, de forma particularizada, ou seja, a suas características pessoais (competências adquiridas e/ou desenvolvidas, história de vida profissional, etc.).
Título em inglês
Online Teaching mediation in postgraduate courses: engineering.
Palavras-chave em inglês
distance education
engineering
mediation style
online mediation
postgraduate
Resumo em inglês
This thesis aims to identify the characteristics of the online teaching mediation process in the developed discussion forums, through distance learning, in an engineering postgraduate course. A qualitative research through a case study made it possible to prove the proposition that distance education has various forms of online mediation process to support student learning. This way, the actions of teacher mediation in online discussion forums in that course have been identified, based on a survey of functions performed by a teacher working in it. To this end, we constructed a model that represents the processes of online teaching and learning in order to identify the similarities and differences between mediation developed within each discipline. From that, it was noted that in discussion forums, that online teacher mediation presents similar characteristics mainly related to aspects of context. As for the differences noted in this process, they refer more to each teacher, individually, and to their personal characteristics (skills acquired and / or developed, the history of life, etc.).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-01-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.