• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-19122012-142210
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiane Tanaka Perez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis (Presidente)
Bastos, Maria Helena Camara
Silva, Vivian Batista da
Título en portugués
História da formação de professores em São Paulo (1875-1894): intersecções entre os ideais de professor e de escola
Palabras clave en portugués
conhecimento pedagógico
cultura escolar
escola normal
formação de professores
manuais pedagógicos
Resumen en portugués
Este trabalho pretende analisar a construção de uma cultura escolar a partir do conhecimento pedagógico em curso na Escola Normal de São Paulo, no final do século XIX. Partimos da premissa de que os saberes entendidos como necessários ao exercício do magistério são reveladores da constituição de uma cultura profissional docente e de representações acerca de um ideal de professor e de escola que se pretende formar. Tais conhecimentos podem ser identificados nos manuais impressos de formação de professores e em suas apropriações presentes nos discursos dos aspirantes à carreira do magistério, através dos exames realizados pela Escola Normal. O período delimitado para este estudo compreende duas décadas, de 1875 a 1894. O ano de 1875 corresponde à segunda abertura da Escola Normal momento em que, pela primeira vez, são realizados exames escritos na referida escola, destinados aos seus alunos e aos aspirantes às cadeiras de instrução pública primária. O ano de 1894 marca o início de um período de inúmeras mudanças na estrutura e organização da escola, além da mudança da Escola Normal para prédio próprio, à Praça da República. Nessa empreita, procuramos demonstrar a relação existente entre a expansão da instrução primária e as iniciativas de formação de professores em instituições específicas, sobretudo na Província de São Paulo no último quartel do século XIX. A partir da análise das provas e dos manuais pedagógicos, procuramos identificar uma concepção de educação, de instrução, de escola e de métodos de ensino que circulavam no período, por entender que tais aspectos são fundamentais para a compreensão do perfil de professor e de um modelo de escola que se pretendia formar. Por último, pretendemos trazer à tona um ideal de professor presente no ideário da época. No período em estudo, o professor possui figura central e exemplar na formação de hábitos e condutas desejáveis para a população. A partir do momento em que o Estado assume a responsabilidade pela instrução do povo, ele institui um controle mais rigoroso sobre o processo educativo e, consequentemente, sobre o professor. Ao torná-lo funcionário público sob tutela do Estado, é possível criar dispositivos de controle mais rígidos que dizem respeito aos processos de seleção do pessoal docente, às instituições autorizadas para sua formação, e ao estabelecimento de um conjunto de saberes exigidos para o exercício da profissão. Nesse processo de constituição profissional, é possível perceber mudanças e permanências, articuladas a um projeto civilizador por meio da disseminação de hábitos, condutas e práticas, tipicamente escolares que orientam e permeiam toda a sociedade.
Título en inglés
Teacher education history in São Paulo (1875-1894): intersections between teacher and school ideals.
Palabras clave en inglés
normal school
pedagogical knowledge
pedagogical manuals
scholar culture
teacher education
Resumen en inglés
This essay intends to analyze the construction of a school culture assessed from the pedagogical knowledge in course in the Escola Normal de São Paulo, at the end of the 19th century. It assumes the premise that the knowledge thought of as necessary for the teaching profession are revealing of a professional teaching culture and of representations of ideal teachers and schools that one intends to form. Such knowledge can be identified in printed formation manuals offered to candidates to the magisterium and its appropriations made by these candidates, read through their discourses in exams at the Escola Normal. The period of time delimited for this study comprehends two decades, from 1875 to 1894. The year of 1875 corresponds to the second opening of the Escola Normal moment in which, for the first time, written exams were taken in this school, offered to its students and to the candidates for public primary teaching. The year of 1894 marks the beginning of many changes in the structure and organization of the school, besides the reallocation of the Escola Normal to its own building. We seek here to demonstrate the relationship between the expansion of primary instruction and the initiatives in teacher education in particular institutions, above all in the Province of São Paulo in the last quarter of the 19th century. From the analysis of the exams and pedagogical manuals, we try to identify certain conceptions of education, instruction, schools and teaching methods that were then circulating, as we understand that such aspects are essential to the understanding of the teachers profile and of a model of school that was then intended. At last, we intend to bring to the surface an ideal of teacher in that times ideology. In the period under scrutiny, the teacher has a central and exemplary role in the formation of desirable habits and conducts for the population. From the moment that the State assumes the responsibility for the instruction of its people, it institutes a more rigorous control over the educational process and, consequently, over the teacher. Turning him into a public employee under the tutorship of the State, it becomes possible to create control mechanisms that are more rigorous concerning the selection process for the teaching personnel, the authorized institutions for its formation, and the establishment of a group of requisite knowledge for the profession. In this process of professional constitution, it is possible to notice changing and permanent factors, articulated to a civilizational project through the dissemination of habits, conducts and practices, typically the scholar ones that orient and permeate society as a whole.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-01-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.