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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-19112015-130119
Documento
Autor
Nome completo
Ivani Ruela de Oliveira Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Souza, Denise Trento Rebello de (Presidente)
Furlan, Elaine Gomes Matheus
Kalmus, Jaqueline
Sarti, Flavia Medeiros
Souza Neto, Samuel de
Título em português
Por uma formação tamanho único: curso de formação específica para professores da SEE/SP
Palavras-chave em português
Concursos de ingresso de professores
Formação docente
Política educacional
Resumo em português
Esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos sobre formação docente. Tem como propósito ampliar a compreensão dos processos que a envolvem, focalizando as modalidades formativas que têm se configurado como etapas de concursos para o ingresso na carreira docente. A investigação abrange concursos públicos realizados no Brasil com professores de ensino fundamental e/ou médio em todas as secretarias de educação dos estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 2009 a 2012. Com vistas a melhor compreender como as políticas executadas por esses níveis governamentais são traduzidas em nível local, optou-se por desenvolver uma pesquisa em moldes de estudo de caso, abordando o Curso de Formação Específica do Concurso Público para provimento de cargos de PEB II do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o objetivo de compreender seus propósitos, bem como sua função no campo da formação docente. Os procedimentos envolvem pesquisa bibliográfica e documental tomando como fontes informações e documentos provenientes de órgãos gestores das esferas citadas. Efetuou-se um levantamento bibliográfico sobre concursos públicos de ingresso na carreira do magistério, procurando-se identificar a ocorrência de processos de seleção que previssem cursos de preparação obrigatória como etapa de admissão dos candidatos aprovados para o exercício do magistério. Foram realizadas entrevistas, com roteiro semi-estruturado, junto a profissionais da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Prof. Paulo Renato Costa Souza (EFAP) que participaram da execução do curso objeto deste estudo e/ou atuaram na sua implementação. Os temas abordados versaram sobre: EFAP; concurso de ingresso na carreira docente; Curso de Formação Específica; Programa Currículo e Prática Docente; estágio probatório e formação docente. Dentre os conceitos e temáticas que nortearam as análises destacam-se: argumento da incompetência (Souza); neoliberalismo (Gentili, Silva, Frigotto); políticas educacionais (Shiroma, Evangelista, Freitas, Kuenzer, Gatti, André); formação docente (Gatti, André, Freitas, Shiroma). Conclui-se que o Curso de Formação Específica estrutura-se de tal modo que pode ser considerado como uma formação tamanho único: propõe como base um currículo oficial para todas as escolas, independentemente da sua realidade e proposta pedagógica; desconsidera a experiência profissional do docente; apoia-se em apostilas e pretende uniformizar práticas pedagógicas para professores e alunos; utiliza-se de sistemas de exames padronizados baseados em referencial pré-determinado; pauta-se em sistemas de avaliação externa; e ao organizar-se dessa forma, pretende retirar do professor o controle e o planejamento sobre seu próprio trabalho. O objetivo maior desta ação, ao que tudo indica, é o alinhamento, o treinamento dos profissionais para a execução das políticas educacionais definidas pelo Estado de São Paulo, particularmente a implementação do currículo oficial nas escolas da rede de ensino paulista.
Título em inglês
For a one size fits all formation: course of specific education for teachers of the SEE/SP
Palavras-chave em inglês
Education policy
Entrance exam to the teaching career
Teacher education
Resumo em inglês
This research belongs to the field of the studies on teacher education. It has as its purpose to expand our understanding of the processes involved in teacher education, focusing on the formative modalities that have been configured as stages of entrance exams to the teaching career. The investigation covers public exams conducted in Brazil with teachers from Fundamental Education and/or Secondary Education in all Secretariats for Education of Brazilian states and of the Federal District in the period between 2009 and 2012. Aiming at a better understanding of how the policies conducted by these governmental spheres are translated at the local level, we have chosen to develop a research shaped around case studies, focusing on the Course of Specific Education of the Public Exam for Filling PEB II Posts in the Teaching Staff of the Secretariat for Education of the State of São Paulo, with the objective of understanding its purposes, as well as its function in the field of teacher education. The research procedures comprised bibliographic and document surveys, using as sources information and documents from the administrative bodies of the above-mentioned governmental spheres. A bibliographic survey on public entrance exams to the teaching career was developed, trying to identify the occurrence of selection processes that specified preparation courses as a mandatory stage for the admission of candidates approved for the exercise of teaching. Interviews with a semi-structured script were conducted with professionals from the School of Teacher Initial and Continued Education of the State of São Paulo Prof. Paulo Renato de Costa Souza (EFAP), who took part in the conduction of the course object of this study and/or worked in its implementation. The themes dealt with in the interviews included: the EFAP; entrance exam to the teaching career; Course of Specific Education; Curriculum and Teaching Practice Program; probationary period and teacher education. Among concepts and themes that guided the analysis, we should note the argument of incompetence (Souza); neoliberalism (Gentili, Silva, Frigotto); education policies (Shiroma, Evangelista, Freitas, Kuenzer, Gatti, André); and teacher education (Gatti, André, Freitas, Shiroma). We conclude that the Course of Specific Education is structured in such way that it can be seen as a one size fits all kind of education: it recommends one official curriculum as the basis for all schools, independently of their realities and pedagogic proposals; it disregards the professional experience of teachers; it is based on ready-made workbooks and seeks to homogenize pedagogic practices for teachers and pupils; it makes use of systems of standardized exams based on predetermined references; it is based on external evaluation; and by being organized in such form, it aims at taking away from teachers the planning and control over their own work. The ultimate objective of this action, it would seem, is the alignment and training of professionals in the execution of education policies devised by the State of São Paulo, particularly the implementation of the official curriculum in the São Paulo public school system.
 
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Data de Publicação
2015-12-17
 
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