• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-19102016-151757
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Mena
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Abdounur, Oscar Joao (Président)
D'Ambrosio, Ubiratan
Luciano, Odilon Otavio
Titre en portugais
O professor de matemática na trama da escola pública da periferia: estudos preliminares a uma leitura crítica
Mots-clés en portugais
Educação matemática
Ensaio
Escola pública
Periferia
Professor de matemática
Realidade
Trama
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objeto a realidade da escola pública da periferia, sob a ótica do professor de matemática. Nele são desenvolvidos estudos teóricos preliminares à construção de uma leitura crítica sobre as tramas que constituem essa realidade, tendo como condicionante o fato de o pesquisador fazer parte dela. A metáfora da trama é utilizada para pensar a articulação dos inúmeros fatores que interagem na configuração dos processos e contextos analisados, servindo para aproximar as experiências particulares de sua totalidade social. Essa leitura se mostra importante para intensificar e orientar as predisposições para uma ação educativa transformadora. Sendo algo difícil de ser alcançado pelo professor em exercício, em face da agitada dinâmica da vida contemporânea, duas questões se impõem: (a) como essa barreira pode ser transposta? (b) como esse nível de criticidade pode ser alcançado? No percurso do trabalho, tenta-se responder essas questões mediante a reflexão sobre as próprias ações do pesquisador diante do desafio de construção dessa leitura crítica. Tal leitura consistiria numa forma de interpretação da realidade apurada mediante um processo filosófico-reflexivo de organização das percepções por meio das quais essa realidade é acessada. Isso pressuporia a aquisição de um capital teórico-filosófico que viabilizasse a ampliação das possibilidades dessa leitura. A necessidade desse capital teria apoio nas ideias de Norwood Hanson, para quem os conhecimentos apreendidos previamente é que dão suporte à observação. A organização dessas percepções, por sua vez, teria a finalidade de aclarar as incoerências, inconsistências e contradições que se formam historicamente nos meandros dessas tramas contribuindo para a submissão do ser humano a condições indesejáveis. Esse nível de esclarecimento também requereria certo capital sociológico, que neste caso foi constituído principalmente pelas teorias de Marx, Bourdieu e Adorno. Os estudos teóricos são aqui apresentados na forma de ensaios, sendo o primeiro dedicado às prévias à socialização no campo científico; o segundo, às abordagens teóricas no estudo da realidade; e o terceiro, às tramas da realidade da escola pública da periferia e do ensino de matemática nessas escolas.
Titre en anglais
The math teacher in the public school plot the periphery: preliminary studies to a critical reading
Mots-clés en anglais
Essay
Mathematics education
Mathematics teacher
Public school
Reality
Urban high poverty
Woof
Resumé en anglais
The object of this work has been the reality of the urban high poverty public school in Brazil, from the perspective of a mathematics teacher. In it are developed theoretical studies preliminary to the construction of a critical reading of the woof making up that reality, given the fact that the researcher is part of it. The metaphor of woof is used to help thinking the articulations of many factors that interact in the shaping of the process and contexts that was analyzed, serving to approximate the particular experiences of their social totality. This reading shows itself important to step up and guide the predispositions to a transforming educational activity. Being something difficult to achieve by the teacher in exercise, due to the troubled dynamics of contemporary life, two questions are imposed: (a) how that barrier can be transposed? (b) how this level of criticality can be achieved? In the working path, is tried to answer these questions by reflecting on the actions of the researcher facing the challenge of building this critical reading. Such a reading would be a kind of reality interpretation enhanced by a philosophical-reflective process of organizing perceptions through which this reality is accessed. It presupposes the acquisition of a theoretical-philosophical capital that makes feasible the expansion of the possibilities of this reading. The need for this capital would be support by the ideas of Norwood Hanson, for whom the knowledge previously seized is what supports the observation. The organization of these perceptions, in its turn, would have the purpose of clarifying incoherencies, inconsistencies and contradictions that are formed historically in the intricacies of these plots contributing to the submission of the human being to undesirable conditions. This level of information would also require certain sociological capital, which in this case consisted primarily by the theories of Marx, Adorno and Bourdieu. The theoretical studies are presented here in format of essays. The first, dedicated to the preliminary studies in support of the socialization of the researcher in the scientific field; the second, the theoretical approaches in the study of reality; and third, the woof of the urban high poverty public school and the mathematics teaching in such a school.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
THIAGO_MENA.pdf (805.99 Kbytes)
Date de Publication
2016-10-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.