• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-19102016-143515
Documento
Autor
Nombre completo
Katia Gisele Turollo do Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de (Presidente)
Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira
Pietri, Emerson de
Título en portugués
Conhecimentos prévios e contexto escolar subjacentes à transposição da teoria à prática: avaliação diagnóstica e formativa como ponto de partifa para atividades linguísticas e epilinguísticas
Palabras clave en portugués
Atividades linguísticas e epilinguísticas
Avaliação diagnóstica e formativa
Ensino e aprendizagem de língua materna
linguísticas
Teoria x prática
Resumen en portugués
Diversas pesquisas apontam para uma força da tradição imperando nas aulas de Língua Portuguesa. As teorias linguísticas chegam às escolas, mas abalam timidamente as aulas de gramática normativa tradicional. Nossa pesquisa segue um percurso que parte de nossa experiência profissional, de nossas indagações, para tentar investigar as nuances, dentro de um determinado contexto escolar, que dificultam o processo de aliar a teoria à prática na sala de aula. Partimos da hipótese de que este apego à tradição e o foco em atividades metalinguísticas pouco contribuem para uma aprendizagem significativa da língua. Tendo em vista testes nacionais e internacionais que apontam inadequações no uso da modalidade escrita da língua (leitura e produção escrita) pelos alunos que concluem o Ensino Fundamental e a ênfase histórica das aulas de Língua Portuguesa em atividades gramaticais de metalinguagem (nomenclaturas e classificações), questionamo-nos como as aulas de Língua Portuguesa podem ser reconfiguradas para potencializar o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. Assim, realizamos um estudo qualitativo com duas professoras e suas cinco turmas de 9º ano, em uma escola pública municipal de São Paulo. As professoras nos forneceram dados por meio de relatos escritos de suas vivências, questionário e conversações informais cotidianas. Realizamos Avaliação Diagnóstica e Formativa (ADeF) do desempenho linguístico dos alunos, analisamos cadernos de alunos indicados pelas professoras como os melhores de suas turmas, planejamos e conduzimos uma oficina de linguagem (atividades linguísticas e epilinguísticas) com esses alunos. Alguns dos resultados indicam que as dificuldades das professoras em aliar teoria e prática estão relacionadas com a formação inicial e preliminar de cada uma e não necessariamente com a formação universitária e contínua em que se constitui o conhecimento teórico; levantamos fortes evidências de que a maneira como ensinamos reproduz ou é fortemente influenciada pela maneira como aprendemos; constatamos que a ausência da ADeF como prática efetiva se apresenta como um importante elemento que dificulta o conhecimento (por parte do professor) do que considerar no processo de ensino e aprendizagem. Ainda foi possível verificar que ADeF não compõe um critério de formação das turmas. Um professor pesquisador que busque aliar teoria e prática deve estar preparado para enfrentar inúmeros desafios e criar oportunidades para crianças e jovens se desenvolverem, preparando-se para se envolverem com as incertezas do cotidiano. Isso pode significar quão importantes serão, para professores e alunos, as novas vivências, por meio de oficinas contendo práticas mais eficazes para podermos nos desvencilhar de algumas amarras do passado, ou seja, da formação preliminar ou formatação preliminar a que fomos submetidos.
Título en inglés
Previous knolwedge and school contexto underlying theory application to practice: diaganostic testing and formative assessment as a starting point to language and epilanguage activities
Palabras clave en inglés
Diagnostic testing / assessment and formative assessment
Epilinguistic activities
Language activities
Mother language teaching and learning
Theory x practice
Resumen en inglés
Previous knolwedge and school context underlying theory application to practice: diagnostic testing and formative assessment as a starting point to language and epilanguage activities Several studies point to the power of tradition that rules Portuguese classes. Language theories get to schools but little they influence or change the traditional, prescriptive grammar-based classes. This study starts off from our own professional experience and the questions arisen within a specific context in order to investigate the nuances that make it difficult to relate theory to practice in the classroom. We begin with the hypothesis that this attachment to theory and the focus on metalinguistic activities contribute very little to meaningful language learning. With national and international exams in mind, which point at the inappropriate use of the written language (reading and writing skills) students who are finishing middle school have, and also with the historical emphasis on metalinguistic grammar activities the Portuguese language classes have (exploring synthatic categories and classifying), we enquire how Portuguese language classes can be reconfigured to optimize students development of linguisctic skills. Thus,we undertook a qualitative study with two teachers and their five groups of 9th graders in a public municipal school in São Paulo. We gathered data from the teachers by means of written reports of teaching experience, questionnaire and daily informal talks. Students also took a diagnostic formative test (in Portuguese, ADeF) in order to have their linguistic performance assessed and we analized the notebooks of the best students in the classes, according to the teachers. We also planned and carried a language workshop with the students, which included linguistic and epilinguistic activities. Some results indicate that some of the difficulties teacher have in applying theory to practice are related to their schooling, not necessarily from their university undergraduation courses or continuing teacher education courses in which the theoretical knowledge is built. Strong evidence showed that the way we teach reproduce or is strongly influencced by the wahy we learn. We also xxx that the lack of ADef as an efficient practice is an important element that makes it difficult for teachers to decide to what to consider in the teachinglearning process.Moreover, it was possible to identify that ADeF is not an criteria used to form the groups. A teacher-researcher that aims to relate theory and practice should be prepared to face several challenges and create opportunities to children and youngsters, preparing them to deal with the daily uncertanties. This may mean how important new experiences will be to teacher and students in workshops that contain more efficient practices so that we can undo some of the knots from our past schooling or preliminary formatting
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-11-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.