• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-19102016-141825
Document
Auteur
Nom complet
Eliane Candida Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Bernardes, Maria Eliza Mattosinho (Président)
Barroco, Sonia Mari Shima
Leite, Lucia Pereira
Titre en portugais
Os processos formativos do professor de alunos com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural
Mots-clés en portugais
Educação inclusiva
Formação de professores
Transtorno do espectro autista
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como finalidade produzir uma contribuição teórica sobre os processos formativos dos professores para a educação de alunos com diagnóstico de autismo, no âmbito das Políticas de Educação Inclusiva. Delimita-se como objetivo compreender os sentidos pessoais constituídos nesse processo e a sua relação com a organização das práticas pelos professores. O referencial teórico metodológico da pesquisa fundamenta-se nos princípios do materialismo histórico dialético, no que se refere à concepção de homem, de ciência e à perspectiva de explicar a realidade e as possibilidades concretas para a sua transformação. Foi realizada uma pesquisa de campo sobre os sentidos pessoais atribuídos pelos professores em atividades formativas em uma escola pública de São Bernardo do Campo (SP), durante 2014. O desenvolvimento da pesquisa envolveu: reuniões com a diretora e as coordenadoras pedagógicas da unidade escolar para discussões sobre as ações formativas previstas no Projeto Político-Pedagógico de 2014; entrevistas semiestruturadas, em grupo e individualmente, com quatro professores de alunos com diagnóstico de autismo, visando apreender o sentido pessoal atribuído nas atividades formativas vivenciadas; consulta a documentos referentes à organização dos momentos formativos desenvolvidos no âmbito escolar, às situações de acompanhamento das atividades pedagógicas e acerca de um curso sobre autismo ofertado pela Secretaria de Educação no mesmo período; e, por fim, para a compreensão do fenômeno em sua totalidade, buscaram-se também informações sobre a organização da educação inclusiva no sistema educacional no qual está inserida a escola onde ocorreu a pesquisa e sobre a constituição da conceituação de autismo na sociedade, a fim de tornar possível a discussão das inter-relações vividas no sistema. No movimento final da pesquisa, tendo-se por referência constructos da Teoria Histórico-Cultural sobre a estrutura das atividades humanas, foi possível analisar as ações formativas geradoras de sentido, ainda que parcialmente, para os professores participantes das discussões sobre a educação inclusiva envolvendo alunos com Transtorno do Espectro Autista. Como resultado do estudo, defende-se que os processos formativos desencadeiam transformações nas práticas pedagógicas se ações articuladas possibilitarem a significação da finalidade do ensino envolvendo alunos com TEA, sustentada pela concepção de educação como instrumento mediador do processo de desenvolvimento humano e pela compreensão do papel da constituição da linguagem. Tais ações precisam necessariamente articular a organização do ensino, o conhecimento teórico e a constituição de uma coletividade de estudo.
Titre en anglais
The teacher education processes of students with autism spectrum disorder: contributions of the historic-cultural theory
Mots-clés en anglais
Autism spectrum disorder
Inclusive education
Teacher education
Resumé en anglais
This research has the purpose to produce a theoretical contribution about the formation processes for teachers of students diagnosed with Autism that has being developed in the Inclusive Education Policies. It is defined as objective for the study understanding the personal senses elaborated in the process and their relationship with the organization of practices by teachers. The referential theoretical methodological of the research is based on the principals of the Dialectical Historical Materialism with regard to the conception of human, of the science and of the prospect of explaining reality and the concrete possibilities for transformation. It was conducted the field research on the personal senses attributed by teachers into formative activities in a public school of São Bernardo do Campo (SP), during 2014. The development of research involved meetings with the director and educational coordinators of school unit for discussions about the formative activities set out in the Pedagogical Political Project of 2014; semi-structured interviews, in groups or individually, with four teachers of students with autism diagnosis in order of apprehending the personal sense attributed during the formative activities; consultation of documents concerning the organization of formative moments developed in the school, on the accompanying situations of educational activities and about a course on autism offered by the Education Department in the same period; and finally, to understanding the phenomenon in its entirety, it were researched information about the organization of inclusive education in the public system in which it operates the school where occurred the research and on the meaning of autism in society, in order to be possible to discuss their interrelations with the teacher's personal senses. In the final movement of research, having by reference the constructs of the HistoricCultural Theory about the structure of human activities, it was possible to analyze the activities that generate personal senses, even partially, for the teachers participating in the discussions on inclusive education involving Students with Autism Spectrum Disorder. As a result of the study it is argued that the teacher education processes trigger changes in teaching practice if they have articulated actions that allow the definition of the purpose of educational activity involving students with ASD, supported by a human development conception and for understanding the role of constitution language. Such actions necessarily articulate the organization of teaching, the theoretical knowledge and the formation of a studying collective.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-10-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.