• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-19102015-110712
Documento
Autor
Nombre completo
Lilian Pereira Palácio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Pietri, Emerson de (Presidente)
Barzotto, Valdir Heitor
Rezende, Neide Luzia de
Ribeiro, Nilsa Brito
Silva, Eudenio Bezerra da
Título en portugués
O discurso da reforma e seus efeitos no ensino superior: a estruturação curricular em cursos de letras
Palabras clave en portugués
Currículo
Discurso
Ensino superior
Reforma
Resumen en portugués
Esta pesquisa realizou-se com o objetivo de mostrar a existência de um discurso, denominado, aqui, de discurso da reforma, que funciona de acordo com determinadas regularidades e cujos efeitos se mostram no processo de tensionamento que há entre os discursos pedagógico e científico, sendo que o primeiro se relacionaria mais diretamente à formação para atender ao mercado de trabalho, enquanto que o segundo estaria mais ligado à formação para a produção de conhecimentos científicos. Entretanto, tais discursos relacionam-se de diversos modos, se integram, se excluem, se aproximam, se distanciam, conforme as diferentes configurações históricas nas quais estão inseridos. Dessa tensão resultam: i) o que se entende por universidade, hoje, que responde à concepção de universidade moderna, traduzida pela indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, e ii) o que se entende por ensino superior, que prepara para atender ao mercado e que, também, pode se filiar a uma concepção mercadológica. Para tanto, procurou-se descrever como se constitui o discurso da reforma nos contextos histórico, político, econômico, social e ideológico. Procurou-se ainda aproximar grandes linhas teóricas que pudessem referenciar a caracterização do discurso da reforma, estabelecendo paralelos entre modelos de universidade, teorias de currículo e concepções de linguagem, a fim de observar de que modo determinado modelo de universidade se relaciona a uma teoria de currículo e a uma concepção de linguagem. Ademais, neste trabalho, observou-se o funcionamento do discurso da reforma com base na análise de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de cursos de Letras de duas universidades: uma pública e outra privada. O objetivo foi verificar de que modo o discurso da reforma se materializa em documentos normatizadores de formação acadêmica. Com a análise, evidenciou-se que o discurso da reforma produziu efeitos diversos para a construção de uma concepção moderna de universidade e para a eclosão de uma universidade prestadora de serviços. Nas duas universidades, produziu-se tensão, concorrência e contraposições nas quais se sustenta a instituição universitária. Tem-se, assim, uma configuração em que o Estado atual responde ao público e ao privado de modo produtivo, numa formação discursiva em que se controlam instituições diversas com o uso das mesmas regras discursivas.
Título en inglés
The reform discourse and its effects on higher education: the curriculum structure in courses of Letters
Palabras clave en inglés
Curriculum
Discourse
Higher education
Reform
Resumen en inglés
This research was conducted with the aim of showing the existence of a discourse, called here reform discourse, which operates according to certain regularities and whose effects are shown in the tensioning process which exist among the pedagogical and scientific discourses. The first would relate more directly to training to meet the labor market needs, while the latter would relate more directly to training for the production of scientific knowledge. However, such discourses are related in various ways they integrated themselves, exclude themselves, get closer, or move away, according to the historical configuration in which they are inserted. Out of this tension come the following results: i) what is meant by university today that responds to the conception of modern university, translated by the permanent integration between research, teaching and extension, and ii) what is meant by higher education that prepares to serve the market, which is affiliated to a marketing concept. For the purpose of answering these questions, one tried to describe how is constituted the reform discourse in historical, political, economic, social and ideological contexts. It was also sought to highlight broad theoretical lines that could be a reference for the characterization of the reform discourse, establishing parallels between University models, curriculum theories and concepts of language, in order to observe how a certain university model relates to a curriculum theory and to a conception of language. Moreover, in this study, it was possible to observe the functioning of the reform discourse based on an analysis of Pedagogical Political Projects (PPP) of courses of Letters in two universities: one public and another private. The goal was to determine how the reform discourse is embodied in regulatory documents of academic formation activities. From this analysis, it became clear that the reform discourse has produced several effects for the construction of a modern conception of university, and for the outbreak of a service provider university. At both universities, one produced tension, competition, contrasts, on which the university in sustained. There is, thus, a configuration in which the State nowadays responds to the public and the private productively in a discursive formation in which various institutions are controlled by using the same discursive rules.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-11-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.