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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-19102015-102722
Documento
Autor
Nome completo
Bárbara Barbosa Born
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Alavarse, Ocimar Munhoz (Presidente)
Arcas, Paulo Henrique
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Título em português
Prova São Paulo e currículo: imbricações e tensões da avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo
Palavras-chave em português
Avaliação da educação
Avaliação externa
Currículo
Políticas educacionais
Prova São Paulo
Rede municipal de ensino de São Paulo
Resumo em português
A literatura educacional aponta a intensificação do uso de avaliações externas nos últimos 25 anos no Brasil, tanto em iniciativas do governo federal quanto por redes estaduais e municipais, o que leva ao questionamento quanto às influências que elas possam ter sobre o currículo, particularmente no sentido do seu estreitamento. Em diálogo com esses questionamentos, a pesquisa que originou esta Dissertação buscou responder pergunta: Quais foram as interfaces, imbricações e tensões entre as políticas de avaliação e de currículo na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) entre 2005 e 2012? Para tanto, do ponto de vista teórico, revisou a literatura que trata do tema e do ponto de vista da política educacional, investigou o caso da RME-SP. Essa rede foi escolhida em função de suas grandes dimensões é a maior rede municipal do país e por, no período, apresentar uma política própria de avaliação, que teve como principal instrumento a Prova São Paulo, aliada a uma política de reorganização curricular. Para responder à pergunta, adotou-se como metodologia a análise de conteúdo, por meio da investigação da documentação oficial produzida pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados das análises não indicaram o estreitamento do currículo em função da Prova São Paulo, do ponto de vista da elaboração oficial. Por outro lado, evidenciou-se significativa interface entre as avaliações externas de um modo geral e o currículo, na medida em que ele foi orientado para a promoção das competências leitora, escritora e de resolução de problemas em função de desempenhos considerados insuficientes quanto a esses aspectos em testes padronizados.
Título em inglês
Proof São Paulo and curriculum : overlaps and tensions of the external evaluation in department of education of the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Department of education of the city of São Paulo
Education policies
Evaluation in education
External evaluation
Prova Sao Paulo
Resumo em inglês
The literature of education indicates that, in the last 25 years, the use of external evaluations has grown up in all Brazilian government levels: federal, state and municipal. This increase drove the literature to explore the relationship between evaluations and curriculums, particularly if the evaluations have narrowed the curriculums. Aligned with these relations, the research that originated this Dissertation aimed to answer the question: What were the interfaces, overlaps and tensions between assessment policies and curriculum in the Department of Education of the city of Sao Paulo (RME-SP) between 2005 and 2012? In order to do that, the thesis reviewed the theory related to the evaluation and curriculum literature. In addition, from the educational policy perspective, it investigated the case of the RME-SP. This Department of Education was chosen since it is the biggest municipality department and because it implemented own external evaluations, for instance, the so-called Prova Sao Paulo (Sao Paulo Test), at the same time it changed the curriculum policy. The official documents were investigated to answer the research question, and the content analysis was used as the approach to do this. The results of the analysis did not indicate the Prova Sao Paulo, according to the official documents, narrowed the curriculum. On the other hand, it found a significant relation between curriculum and the evaluation. Since the curriculum emphasize reading, writing and solve problems skills to dealing with the poor performance of students showed by evaluations.
 
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Data de Publicação
2015-11-04
 
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