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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-19102012-094537
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Rubens de Souza Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Julio Roberto Groppa (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Ribeiro, Cintya Regina
Riscal, Sandra Aparecida
Tagliavini, João Virgilio
Título em português
O pastorado cristão e o dispositivo pedagógico: elementos para uma arqueogenealogia da educação escolar
Palavras-chave em português
Escola
Michel Foucault
Pastorado cristão
Resumo em português
O presente estudo trata das relações entre o poder pastoral cristão e instituições escolares. Na modernidade, constituiu-se um dispositivo que podemos chamar de pedagógico. Entendemos por dispositivo o conjunto histórico formado por uma forma de poder, um tipo de saber e um modo de fabricar sujeitos. Ele lança mão de tecnologias de poder individualizantes, como o poder disciplinar e o poder confessional; produz e orienta-se por um tipo de saber de caráter antropológico e constitui subjetividades psicológicas. Nesse trabalho, tentaremos mostrar qual o papel do pastorado cristão na constituição desse dispositivo. Ele centrou-se em três momentos históricos distintos: o do aparecimento do mosteiro de São Bento, cuja Regra viria doravante tornar-se modelo para a vida monástica ocidental; o do advento do protestantismo, que produziu uma fratura na cristandade e fez emergir um novo tipo de pastorado; e o do aparecimento da Didática magna, a primeira grande tentativa de sistematizar o saber pedagógico em sua totalidade. O corpus é composto basicamente pela Regra, de São Bento; por textos diversos de Lutero e pela Didática magna, de Comenius. O referencial teórico principal provém dos estudos foucaultianos sobre a governamentalidade e o método empregado é o arqueogenealógico. Sua principal conclusão é a de que o pastorado cristão teve um papel determinante na formação do dispositivo pedagógico escolar, o que pode ser observado principalmente a) no estabelecimento do fim em torno do qual esse dispositivo se organizava; b) na definição dos saberes a serem ensinados e c) nas técnicas de poder mobilizadas.
Título em inglês
Christian pastorate and pedagogical device: elements for an archeo-genealogy of school education.
Palavras-chave em inglês
Christian pastorate
Michel Foucault
School
Resumo em inglês
The present study deals with the relationship between pastoral power and schools institutions. He focused on three distinct historical moments: the appearance of the monastery of St. Benedict, whose Rule would now become a model for the Western monastic life, the advent of Protestantism, which produced a fracture in Christianity and gave rise to a new type of pastorate, and the appearance of Didactica magna, the first major attempt to systematize the pedagogical knowledge in its entirety. The corpus is composed primarily by the Rule of St. Benedict, for various texts of Luther and for The Great Didactic of Comenius. The main theoretical framework comes from Foucauldian studies of governmentality and the method employed is the archeogenealogical developed by Foucault. The main conclusion is that Christian pastorate had a decisive role in the formation of the pedagogical device, which can be observed mainly: a) in the establishment of purpose around which this device was organized; b) in the definition of the knowledge to be taught; and c) in the power techniques mobilized.
 
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Data de Publicação
2012-10-25
 
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