• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-19092019-154941
Documento
Autor
Nombre completo
Andreia Morais Magliano Parra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Presidente)
Pataro, Cristina Satiê de Oliveira
Souza, Leonardo Lemos de
Título en portugués
Vidas plenas: um estudo dos projetos de vida éticos de educadores brasileiros
Palabras clave en portugués
Biografia
Emoções
Ética
Projetos de vida
Projetos de vida éticos
Psicologia moral
Sentimentos
Resumen en portugués
O presente estudo, no campo da psicologia moral, soma-se às pesquisas que buscam avançar no entendimento dos processos de construção dos projetos de vida. Tem como principais objetivos: discutir as concepções de projeto de vida e avançar na definição do conceito, definir o que são e compreender como são tecidos os projeto de vida éticos, identificando continuidades e rupturas, coerências e contradições no seu processo de construção ao longo da vida; investigar o papel dos sentimentos no processo de construção dos projetos de vida. Para tanto fundamenta-se em dois principais eixos teóricos: os estudos sobre projetos de vida (purpose) e compromisso moral da psicologia moral (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY E DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ E LAPSLEY) em diálogo com os conceitos da filosofia, antropologia e sociologia (BERGER E LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); e estudos da neurociência sobre o papel dos sentimentos e da intuição nos processos de decisão e na construção da subjetividade humana (DAMASIO, KAHNEMAN). Para o desenvolvimento da pesquisa analisamos as trajetórias de vida de cinco líderes de escolas, reconhecidos socialmente por terem sua vidas dedicadas a projetos de transformação da realidade social, a partir de entrevistas de abordagem autobiográfica (DeWaele e Harre). O estudo conclui que os projetos de vida éticos se constroem sobretudo a partir da experiência afetiva de bemestar em ser cuidado, cuidar de si e do outro e da integração e ressignificação dos sentimentos de dever e de pesar vividos ao longo da vida pelas experiências de prazer e bem estar. Como consequências educacionais para a construção de projetos de vida éticos se destacam o papel do exemplo e do vínculo afetivo com pessoas que são referências para os sujeitos, a importância da autoria do projeto de vida que implica liberdade de escolha, a ampliação do repertório e a construção de uma rede de afetos no suporte ao projeto de vida, sobretudo por meio da integração dos projetos pessoais a um projeto coletivo maior.
Título en inglés
Full lives: a study of Brazilian educator's ethical purposes in life
Palabras clave en inglés
Biography
Emotions
Ethical purpose
Ethics
Feelings
Moral psychology
Purpose
Resumen en inglés
The present study, in the research field of moral psychology, is part of the effort to advance the comprehension in purpose construction processes. Its main objectives are: to discuss the conceptions of purpose and advance in the definition of the concept, to define what are ethical purposes and understand how they are woven, identifying continuities and ruptures, coherences and contradictions in their construction process throughout life; investigate the role of feelings in purpose construction process. This study is based on two main theoretical axes: studies on purpose and moral commitment (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY AND DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ AND LAPSLEY) in dialogue with the concepts of philosophy, anthropology and sociology (BERGER AND LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); and studies of neuroscience on the role of feelings and the intuition in the processes of decision making and in the construction of human subjectivity (DAMASIO, KAHNEMAN). For the development of the research, we analyzed the life trajectories of five school leaders, publicly recognized for having dedicated their lives to projects of change in social reality, using interviews with autobiographical approach (DEWAELE AND HARRE). The study concludes that ethical purposes are built primarily from the affective experience of well-being in being cared for, caring for oneself and others, and from the integration and re-signification of feelings of duty and pain experienced throughout life by the experiences of pleasure and well being. As educational consequences for the construction of ethical purposes we evidenced: the role of example and the affective bond with role models; the importance of the authorship that implies freedom of choice, but also the necessary extension of repertoire; and the construction of a network of affections in the support of purpose, specially through the integration of personal projects into larger collective projects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-10-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.