• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-19062019-120354
Documento
Autor
Nombre completo
Renata de Oliveira Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Paula, Fraulein Vidigal de
Rezende, Neide Luzia de
Silva, Kelly Cristina Brandão da
Título en portugués
A(r)riscar-se: o estilo na escrita de crianças
Palabras clave en portugués
Ensino fundamental
Escrita
Estilo
Produção de texto
Psicanálise
Resumen en portugués
Esta pesquisa, inserida nos campos da Educação, Linguagem e Psicanálise, toma, a partir da análise de produções infantis, o estilo como objeto de estudo. Tem por objetivo depreender os recursos linguísticos e discursivos que possibilitem descrever o estilo na escrita de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. Busca, assim, responder à seguinte questão norteadora: Quais recursos linguísticos ou discursivos podem apontar para manifestações do estilo em textos produzidos por alunos do ensino fundamental? Para tanto, defende a tese segundo a qual o estilo emerge quando, abrindo mão de um posicionamento potencialmente seguro, os sujeitos exploram as diversas possibilidades de transcender as normas que regem uma cultura. A perene desconstrução dos ideais de si e do outro é condição necessária para assumir o risco. Esse aspecto remete ao título desta pesquisa: a(r)riscar-se. A partir da homofonia entre a riscar e arriscar, postula-se que as manifestações do estilo estão relacionadas à aposta incerta de desconstruir um Outro absoluto (LACAN, 1960/1998), riscá-lo. Considerando a possibilidade de, ao analisar longitudinalmente os textos produzidos por um mesmo grupo de crianças, localizar traços idiossincráticos (MURRAY, 1922/ 1956) que pudessem ser considerados marcas de estilo, foram coletadas produções dos mesmos alunos, no período em que cursavam do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. Esses textos, coletados em quatro turmas de uma escola municipal localizada na zona leste da cidade de São Paulo, foram resultantes de 10 propostas de produção textual. As atividades foram elaboradas a partir dos conteúdos previstos nos planos de ensino de cada ano/ série, de modo que a coleta de dados não interferisse na rotina das turmas. O corpus final foi composto pelas produções dos alunos que participaram de todos os anos da pesquisa e que produziram ao menos seis, das dez atividades propostas. Totalizando, assim, 436 textos, escritos por 51 participantes. A partir de um referencial teórico que conjuga as contribuições da psicanálise de orientação lacaniana, educação e linguagem, verificou-se que o estilo, na escrita de crianças, manifesta-se: a) nos recursos linguístico-estilísticos mobilizados nas produções, os quais sugerem um trabalho com os efeitos estéticos do significante e; b) nas recorrências no que se refere ao gerenciamento das diferentes vozes que compõem o dizer (DUCROT, 1987). Conclui-se, portanto, as manifestações do estilo presentes em textos escolares evidenciam que as crianças, apesar de estarem escrevendo no contexto de uma instituição escolar, sustentam o risco necessário para fazer passar sua singularidade por meio de suas produções.
Título en inglés
(To) risk: style in children writing
Palabras clave en inglés
Primary school
Psychoanalysis
School texts
Style
Writing
Resumen en inglés
This research, inserted in the fields of Education, Language and Psychoanalysis, focuses on style, studied from the analysis of childrens writings. It aims to deduce the linguistic and discursive resources that would enable the description of the style in primary school children writing. Thus, it quests the following research question: Which linguistic or discursive resources may be expressions of style in texts written by primary school students? For this purpose, it defends the thesis that style arises when, resigning from a potentially safe place, the subjects explore the different possibilities of transcending the standards of a culture. The constant deconstruction of the ideal image of oneself and of the other is the necessary condition for running the risk. This aspect alludes to the title of this research: (To) risk. Considering the homophony between risk (verb) and risk (noun), it is assumed that the expressions of style are related to an uncertain bet that consists of deconstructing an absolute Other (LACAN, 1960/ 1998), making a risk on it. On the assumption that by means of analysing the texts produced by the same group of children, it would be possible to find idiosyncratic marks (MURRAY, 1922/ 1956), writing samples were collected for three years, from 3rd to 6th grades of primary school. Those writing samples were written by four groups from a public school in the city of São Paulo. The writing prompts, 10 in total, were elaborated considering the programme content of each school year, so the activities would not interfere in the routine of the groups. The final corpus (436 samples, written by 51 research participants) consists of the writing samples written by the students that participated in each of the three years the research was conducted and wrote, at least, six samples. The theoretical framework combines the contributions from the fields of Lacanian psychoanalysis, language and education. The analysis demonstrated that style, in childrens texts, expresses through a) the linguistic and discursive resources employed in the writing samples, which suggest an effort in exploring the aesthetic effects of the signifier and; b) the recurrence related to the different voices that compose an enunciation (DUCROT, 1987). It concludes that the style expressions in school texts show that children, even writing under the rules of an institution, are able to sustain the risk that is necessary to support their singularity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.