• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-19062015-140553
Documento
Autor
Nombre completo
Lidia Silva Guimarães Godoi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Pinazza, Monica Appezzato (Presidente)
Carneiro, Maria Angela Barbato
Kishimoto, Tizuko Morchida
Título en portugués
Práticas educativas entre pares: estudo do trabalho diário de professoras em um centro de educação infantil paulistano
Palabras clave en portugués
Creche
Currículo
Educação infantil
Formação continuada de professores
Planejamento
Resumen en portugués
O presente trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo as práticas cotidianas vivenciadas por quatro professoras e um agrupamento de 24 crianças com idades de 2 a 3 anos, em um Centro de Educação Infantil (CEI) público do município de São Paulo. A investigação se comprometeu essencialmente com três questões, a saber: Como se constitui a organização das práticas educativas partilhadas por duas duplas de professoras que se revezam nos períodos da manhã e da tarde em um mesmo agrupamento de crianças? Há espaço para comunicação entre elas? Em que medida as práticas propostas compõem uma rotina flexível e orientada por um planejamento comum, de forma a propiciar às crianças experiências de aprendizagem expressivas pautadas na continuidade e na interação? Trata-se de uma pesquisa pedagógica qualitativa que adota a perspectiva de um estudo de caso único, tal como proposta por Yin. Como fontes de dados, foram considerados: o Projeto Político Pedagógico em que consta o plano de formação das professoras; os planejamentos e registros das professoras; o diário de bordo da pesquisadora, bem como as entrevistas realizadas com as professoras e gestoras da unidade estudada. A análise e discussão dos dados produzidos foram realizadas à luz do conceito de experiência elaborado por John Dewey. Também foram utilizados os aportes teóricos presentes nas obras de Oliveira-Formosinho, Barbosa, Kishimoto. O presente estudo trouxe algumas importantes evidências a respeito do processo formativo no âmbito do CEI, especialmente, no tocante às circunstâncias estruturais e organizativas. Os tempos e espaços restritos de comunicação e de reflexão sobre as questões da prática revelaram-se determinantes da fragmentação dos planejamentos das professoras acompanhadas. Os planejamentos pouco articulados resultam em experiências que, além de descontínuas, interagem escassamente com as situações cotidianas, o que termina por aproximá-las de um currículo pautado na lógica das disciplinas. O estudo destaca a necessidade de se ampliar as pesquisas sobre a rede municipal de educação, de forma a subsidiar as políticas publicas para educação infantil e a formação contínua realizada no contexto das instituições. Por fim, defende-se a importância de se garantir legalmente condições institucionais para que a reflexão coletiva em busca do aprimoramento das práticas com as crianças sejam efetivadas no contexto dos CEIs.
Título en inglés
Educative practices among peers: a study of the daily work of teachers at a day care center in the city of Sao Paulo
Palabras clave en inglés
Continued trainning of teachers
Curriculum
Day care center
Planning
Resumen en inglés
This study had the purpose of investigating everyday practice of four teachers and a group of 24 children aged 2 through 3 years, in a public Day Care Center (CEI) in the city of de São Paulo. The research involved basically three dimensions, that is: How educational practices are organized when shared by pairs of teachers who alternate in the morning and afternoon shifts in the same group of children? Is there room for communication between them? To what extent the proposed practices make up a flexible routine oriented by some shared planning, in order to provide children with significant learning experiences based on continuity and interaction? This is, therefore, a qualitative pedagogical research that adopts the perspective of a single case study, as proposed by Yin. The following sources of data were included: the Political Pedagogical Project which the training plan for the teachers was a part of; the planning and records by the teachers; the researcher´s logbook, as well as the interviews with the teachers and managers at the school I have studied. The analysis and discussion of data were conducted in the light of the concept of experience defined by John Dewey. Other theoretical approaches were also utilized, found in the works of Oliveira-Formosinho, Barbosa, and Kishimoto. This study brought some important evidence concerning the formative process within a Day Care Center (CEI), especially in regard of structural and organizational circumstances. Restricted times and spaces of communication and reflection about the issues arising of the practice turned out to be determining of the fragmentation in the planning made by the teachers whose actions I have followed. Planning was poorly articulated and resulted in experiences that were not only discontinuous but they also scarcely interacted with everyday situations, which in the end put them close curriculum based on the logic of disciplines. The study highlights the need to enhance the research on the city´s educational system, in order to give subsidies for the public policies aimed at children´s education and the ongoing formation that is conducted within the schools. Finally, I stand for the importance of legally guaranteeing institutional conditions so that the collective reflection to improve the pedagogical practices with children can be effected in the context of CEIs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LIDIA_GODOI_rev.pdf (3.87 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-07-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.