• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-19062015-135950
Documento
Autor
Nome completo
Afonso Martins Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Penin, Sonia Teresinha de Sousa (Presidente)
Cerri, Cristina
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Título em português
Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
Palavras-chave em português
Ensino de matemática
Professoras pedagogas do ensino fundamental I
Representação e prática no ensino de matemática
Resumo em português
Este trabalho baseia-se na pesquisa de campo realizada com professoras do ensino fundamental I, nas redes públicas municipal e estadual em São Paulo (Capital), acerca do modo de representação e do como ensinam a Matemática, observando como essa representação atua na elaboração de suas práticas de ensino, utilizadas para promover o letramento matemático no ensino dessa disciplina. A pesquisa de campo foi feita em três escolas da rede pública, localizadas na Zona Oeste da cidade de São Paulo, e envolveu dezessete professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Desse total, três delas participaram das filmagens de aula e entrevistas e, a partir desse contato e mediante uso de questionários, filmagem de aulas e entrevistas, foi possível coletar muitas informações e identificar questões relacionadas quanto a formação, profissão e prática em sala de aula, desenvolvidas por essas entrevistadas. As questões levantadas apontam para o fato de que as representações assumidas e as práticas de ensino utilizadas em sala de aula pelas professoras indicam conhecimento matemático insuficiente para que as docentes realizem o letramento matemático no 1º ciclo, sobretudo, pelo pouco domínio acerca do conhecimento matemático ensinado aos alunos, além de outras questões periféricas. Essas questões, quando relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática, contribuem para a manutenção de um problema que se avoluma com o passar dos anos o pouco domínio do conteúdo a ser ensinado como apontam os dados coletados. É de se supor que, talvez, o senso de profissionalismo tenha sido subjugado pela necessidade de sobrevivência e há possibilidade de ser apenas uma amostra do total de docentes que convivem com essa dificuldade, a qual gera um problema que se arrasta há décadas, embora não pareça ser de tão difícil solução.
Título em inglês
Mathematics teaching; teachers pedagogues of elementary school; representation and practice in the teaching of mathematics
Palavras-chave em inglês
Math teaching
Math teaching and practice representation
Pedagogue teachers of the elementary school I
Resumo em inglês
This essay is based in the field research done with teachers from the Elementary School I, from the public education system of the city and state schools in São Paulo, about the representative way and how they teach Math, observing how this representation helps in the creation of the teaching practices, used to promote the Math literacy in teaching this subject. The field research was done with three schools of the public system, located in West Zone in São Paulo city, and involved seventeen teachers from the first cycle of the elementary school. From this total, three of them took part in the classes and interview films, and from this contact and with the use of questionnaires, classes and interviews filming, it was possible to collect very informations and identify questions related their background, job, classroom practice, developed by the interviewed ones. The questions raised lead to the fact that the accepted representations and the teaching practices used in classroom by these teachers indicate not enough Math knowledge for these teachers to perform the Math literacy in the first cycle, specially, by the little mastery on the math knowledge taught to the students, besides other issues. This questions, when related to Math teaching and learning, contribute for the keeping a problem that gets bigger with the time the little master of the content to be taught as the statistics shows. It's possible that, maybe, the sense of professionalism has been subdued by the need of surviving and there is the chance that this is only a sample of the total teachers that has to deal with this difficulty, that creates a problem that will last decades, although the solution for this problem is not so difficult.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-07-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.