• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-19062007-111122
Documento
Autor
Nombre completo
Katia Cristina de Menezes Domingues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Domite, Maria do Carmo Santos (Presidente)
D'Ambrosio, Ubiratan
Ferreira, Eduardo Sebastiani
Título en portugués
Interpretações do papel, valor e significado da formação do professor indígena do estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Entrevistas
Etnomatemática
Formação
Professor indígena
Resumen en portugués
Este trabalho de investigação tem como objetivo compreender e analisar o desenvolvimento do Curso de Formação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo - MagIND, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP, realizado em 2002 e 2003. Os indígenas que concluiram o curso estão aptos a serem professores de Educação Infantil e das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental I. Para a pesquisa, foram considerados os pontos de vista dos professores indígenas e dos professores/formadores não-indígenas, partindo do pressuposto de que a escola é um espaço de diálogo e conflito entre os conhecimentos indígenas e aqueles da escola não-indígena. O recurso de entrevista foi o procedimento básico da pesquisa cujas categorias de análise que emergiram das respostas às entrevistas são: (a) duração do curso, ritmos docentes e discentes; (b) oralidade, leitura e escrita; (c) o preconceito vivido e o poder alcançado pelos professores indígenas, (d) a matemática escolar e os professores indígenas. No âmbito dos fundamentos, procurei contribuições na Antropologia Social e na Etnomatemática para entender os limites e as possibilidades da educação escolar indígena e, de modo especial, para compreender as contradições e os progressos que ocorrem no processo ensino-aprendizagem quando são tomadas como objetivos e valores a interculturalidade e a Etnomatemática.
Título en inglés
Interpretations of role, value and significance of the indigenous teacher's formation in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Ethnomathematics
Formation
Indigenous teacher
Interviews
Resumen en inglés
This work of inquiry intends to understand and to analyze the development of the São Paulo State indigenous teachers' formation program - MagIND, a program developed through a partnership between the São Paulo State Secretary of Education and the College of Education at the University of São Paulo, FE-USP, Brazil, carried in 2002 and 2003. The indigenous people that have concluded the course have been qualified to be k - 4/ kindergarten and elementary education teachers. This research has been devised according to the point of view of the indigenous teachers and non-indigenous teachers and teacher educators, starting from the assumption that the school is a space of dialogue and conflict between the indigenous people knowledge and the non-indigenous school one. The resource of interviewing was the basic research procedure whose categories of analysis that emerged from the answers to the interviews are: (a) duration of the course, teacher and student rhythms; (b) speaking, reading and writing; (c) the living prejudice and the power achieved by the indigenous teachers (d) the school mathematics and the indigenous teachers. In regards to the background theory I have looked for contributions in the Social Anthropology and Ethnomathematics to understand the limits and the possibilities of indigenous school education and, more specifically to understand the contradictions and the progress in the teaching-learning process when interculturality and Ethnomathematics are considered as objective and values.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.