• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2012.tde-18122012-152845
Documento
Autor
Nome completo
Helder Antonio de Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Presidente)
Arroio, Agnaldo
Leodoro, Marcos Pires
Título em português
Saberes docentes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática
Palavras-chave em português
formação de professores
saberes docentes
Tecnologia da informação e comunicação
Resumo em português
A presente pesquisa está inserida no contexto de investigação da prática docente de professores de Ciências e Física e tem por objetivo verificar como os Artefatos Computacionais podem ajudar o professor no seu trabalho e, principalmente, como essa tecnologia pode auxiliá-lo a elaborar novos saberes sobre a docência. Para fundamentação do nosso estudo, recorremos às concepções de saberes desenvolvida por Tardif, às concepções de mediação de Vygotsky e trabalhos de diversos autores sobre o uso pedagógico do computador. Este trabalho desenvolveu-se na Escola de Aplicação da USP, cuja estrutura escolar muito contribuiu para a coleta dos dados verificados, por meio de entrevistas e observações das aulas dos professores de Física, Química, Biologia e Ciências, professores estes, com formação em Mestrado e Doutorado. Os resultados obtidos revelaram que os professores, fazendo uso de Artefatos Computacionais como recurso didático, ampliam os saberes que denominamos Saberes Docentes Pedagógicos Computacionais (SDPC) de natureza dos saberes Experienciais que, devido à sua abrangência, subcategorizamos em: do Uso dos Recursos, da Comunicação, da Busca Digital e do Compartilhamento Digital. Esses saberes identificados, categorizados e descritos por nós foram desenvolvidos e aprimorados pelos professores devido à prática pedagógica cotidiana que exercitam usando essa tecnologia, o que propicia interações entre professores e alunos e, de fato, conforme mostraram os dados, esses artefatos são utilizados como instrumento de mediação entre a ação pedagógica dos professores e o aprendizado dos alunos. Nesse processo de ensino, o sujeito principal é o professor e, por essa razão torna-se necessário investir no processo de formação inicial e continuada desse profissional, com o objetivo que não deve se limitar apenas à criação de condições para que o educador domine o uso dessa tecnologia, mas que ele seja capacitado para a utilização pedagógica dessa Ferramenta Cultura, proporcionando condições para que ele desenvolva saberes que possam ser aplicados na sua realidade de sala de aula, conforme as necessidades de seus alunos e os seus objetivos pedagógicos.
Título em inglês
Teacher knowledge and providing a educational computing in practice.
Palavras-chave em inglês
Information technology and communication
teacher knowledge
teacher training
Resumo em inglês
This research is research into the context of the teaching practice of teachers of physics and science and aims to verify how the Computer Artifacts can help the teacher in his work and especially how this technology can help you develop new knowledge about teaching. For reasons of our study, we use the concepts of knowledge developed by Tardif, the concepts of mediation of Vygotsky and works of various authors on the pedagogical use of the computer. This work was developed at the School of Application of USP, whose school structure has contributed to the collection of verified data, through interviews and observations of classroom teachers in Physics, Chemistry, Biology and Science, these teachers with training in Masters and PhD. The results revealed that teachers, using Computational Artifacts as a teaching resource, expand the knowledge we call Teachers Pedagogical Knowledge Computing (TPKC) Experiential knowledge of nature which, because of its scope, in sub categorize: the Use of Resources, the Communication, Search Digital and Share Digital. This knowledge identified, categorized and described by us were developed and refined by teachers due to the daily practice that exercise using this technology, which facilitates interactions between teachers and students and, in fact, as shown by the data, these artifacts are used as instrument mediation between the pedagogical action of teachers and student learning. In the process of teaching, the main subject is the teacher and for that reason it becomes necessary to invest in the process of initial and continuing training of professionals, with the goal that should not be limited only to the creation of conditions for which the teacher dominates the Using this technology, but he is able to use this educational tool culture, providing conditions for it to develop knowledge that can be applied in their reality of the classroom, according to the needs of their students and their educational goals.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-01-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.