• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-18102016-142400
Documento
Autor
Nombre completo
Ieda Maria de Resende
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Silveira, Paulo Henrique Fernandes
Título en portugués
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação
Palabras clave en portugués
Educação
Epistemologia
Pierre Lévy
Tecnologias da informação e comunicação
Resumen en portugués
Esta dissertação tem por objetivo compreender e discutir as abordagens e teorias que sustentam o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, em suas diferentes instâncias. Para tanto, o trabalho teve como objeto de análise as noções de conhecimento de Pierre Lévy, bem como as implicações destas no campo da educação. A escolha pelo referido autor se baseou na constatação da frequência significativa de citações de suas obras e suas ideias, sobre os processos de conhecimento no universo virtual, em trabalhos acadêmicos, na produção especializada e nos meios de comunicação de massa. A constância de suas reflexões e de seus conceitos, como por exemplo, inteligência coletiva, ecologia cognitiva, economia do saber, entre outros, demonstram sua influência na formação de discursos e visões sobre o uso dos computadores para fins educacionais. As noções do autor são expostas e debatidas à luz de teorias e pensadores que analisam o fenômeno das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação, sob perspectivas distintas das de Pierre Lévy. Este trabalho tem a intenção de apresentar abordagens críticas e reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, segundo um ponto de vista prudente e criterioso, contrapondo-se, dessa forma às posições entusiastas e apologéticas.
Título en inglés
Pierre Lévy's notions of knowledge and their implications in education
Palabras clave en inglés
Education
Epistemology
Information and communication technologies
Pierre Lévy
Resumen en inglés
This research aims to understand and discuss the approaches and theories that support the use of information and communication technologies in education in its different instances. Thus, the work had as object of analysis the Pierre Lévys notions of knowledge as well as their implications in the education field. The choice for that author considered the finding of significant frequency of citations of his works and ideas about knowledge processes in the virtual universe present in academic papers, in specialized production and in mass media. The constancy of his thoughts and concepts, such as collective intelligence, cognitive ecology, economy of knowledge, among others, demonstrate his influence on the formation of discourses and views about the use of computers for educational purposes. The authors ideas are presented and debated in the light of theories and thinkers who analyze the phenomenon of information and communication technologies and their use in education, from different perspectives of those of Pierre Lévy. This research also intended to present critical approaches and reflections on the use of information and communication technologies in education, according to a prudent and judicious point of view and, that way, in stark contrast with the enthusiasts and apologetic positions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CORPO_REV.pdf (1.21 Mbytes)
RESUMO_REV.pdf (181.65 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.