• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18082016-155145
Document
Auteur
Nom complet
Silvio Luiz da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Schilling, Flavia Ines (Président)
Almeida, Maria Isabel de
Almeida, Wilson Mesquita de
Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Sgarbi, Antônio Donizetti
Titre en portugais
A luta pelo ensino superior: com a voz, os evadidos
Mots-clés en portugais
Ensino superior
Evadidos
Instituição universitária
Relatos
Trajetórias
Resumé en portugais
A luta pelo ensino superior: com a voz, os evadidos é um estudo sobre a expansão do ensino superior no Brasil. Tem como objeto as falas dos alunos não concluintes provenientes, em sua maioria, das camadas desfavorecidas. Entre os objetivos do trabalho está a perspectiva de se refletir sobre a problemática da desistência a partir daquele que se evade, buscando, por meio de seus relatos e da identificação de suas percepções e expectativas, contribuir para o desenvolvimento de políticas institucionais, ações e atitudes passíveis de se antecipar ao fenômeno da evasão. A abordagem dos sujeitos da pesquisa deu-se primeiramente por meio de um questionário, para construção, em uma análise de natureza mais quantitativa, de um perfil ampliado do grupo. O formato da entrevista, aplicado a um número mais restrito de sujeitos, foi o instrumento utilizado para uma análise de natureza mais qualitativa. A fundamentação teórico-metodológica para construção das variáveis da pesquisa e leitura dos dados referenciou-se, em especial, nos conceitos de Bourdieu, Castel, Dubet e Lahire. A análise dos dados contempla diferentes momentos das trajetórias dos evadidos, a vida familiar e escolar e a passagem pela universidade, com destaque para o processo da desistência do ensino superior. Entre os fatores a serem destacados nesse percurso estão as vantagens e desvantagens acumuladas nas trajetórias que possibilitaram a cada qual chegar a um curso universitário, mas sem conseguir concluí-lo. Nos relatos podem-se observar os sentimentos de tristeza e decepção pela desistência e também o orgulho de ter ido tão longe, bem como os efeitos na vida de cada um deles, quanto ao tempo de graduação realizado. O texto ressalta ainda as dificuldades e os sentidos de poder falar sobre a experiência da evasão e destaca, por fim, os desafios para as instituições universitárias no sentido de garantir melhores condições de permanência.
Titre en anglais
The struggle for higher education: with the voice, the evaded
Mots-clés en anglais
Evaded
Higher education
Reports
Trajectories
University institution
Resumé en anglais
The struggle for higher education: with the voice, the evaded is a study on the expansion of higher education in Brazil. It has as object the speeches of not graduating students from, mostly, the disadvantaged groups. Among the objectives of the work is the perspective of reflecting on the issue of desistance from the one who evades, seeking, through his reports and identifying his perceptions and expectations, to contribute to the development of institutional policies, actions and attitudes liable to anticipate the evasion phenomenon. The approach of the study subjects took place primarily by means of a questionnaire for building, in a more quantitative analysis of an extended profile of the group. The format of the interview, applied to a more restricted number of subjects, was the instrument used to a more qualitative nature analysis. The theoretical and methodological basis for the construction of research variables and reading of data is referenced, in particular, under the concepts of Bourdieu, Castel, Dubet and Lahire. The data analysis includes different times of the trajectories of evaded, the family and school life and the passage by the university, especially the higher education desistance process. Between the factors to be highlighted in this route are the advantages and disadvantages accumulated in the trajectories that enabled each one to get to a university course, but without being able to complete it. In the reports could be observed the feelings of sadness and disappointment at the desistance and also the pride of having gone so far, as well as, the effects on the lives of each of them, about the accomplished graduation time. The text also highlights the difficulties and sense of being able to discuss about the experience of evasion and it stands out, finally, the challenges for universities to ensure better conditions of staying.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-08-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.