• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-18082015-115613
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Eugenia Seixas de Arruda Camargo Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Franco, Maria Isabel Gonçalves Corrêa
Jacobi, Pedro Roberto
Sorrentino, Marcos
Stefanuto, Rachel Cavalcanti
Título en portugués
O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: "diagnóstico socioambiental na APA Embu Verde: educação ambiental para a sustentabilidade na bacia do Rio Cotia", Embu das Artes, SP
Palabras clave en portugués
Antropologia da educação
Art of hosting
Diálogo
Educação ambiental
World café
Resumen en portugués
A pesquisa em questão pretendeu compreender o processo de construção de um território dos sentidos através do diálogo, no âmbito de um projeto de Educação Ambiental. Buscou-se investigar as relações de pertencimento e vínculo que se estabelecem entre os sujeitos e o ambiente da APA Embu-Verde através de um processo de diálogo e criação coletiva para uma leitura de mundo (FREIRE, 1996). Situada na região metropolitana de São Paulo, no município de Embu das Artes, a APA (Área de Proteção Ambiental) Embu-Verde é uma unidade de conservação criada pela Lei municipal n. 108/ 2008 (EMBU DAS ARTES, 2008). A pesquisa está inserida num projeto mais amplo de Diagnóstico Socioambiental da APA Embu- Verde, aprovado com recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que envolve uma série de atores e instituições incluindo poder público, sociedade civil e Universidade de São Paulo. Neste contexto utilizou-se uma metodologia inovadora para a prática do diálogo The World Café (BROWN, 2001) que faz parte de um conjunto de metodologias intitulada Art of Hosting (Arte de anfitriar conversas significativas). Buscamos através do presente estudo responder a seguinte pergunta: Em que medida o World Café, entendido como método de diálogo pode contribuir nos processos de Educação Ambiental? Com a possibilidade de um estágio de doutorado-sanduíche nos EUA com apoio da Capes/Fulbright foi possível aprofundar o estudo sobre o World Café como método de diálogo e da abordagem do Art of Hosting no tratamento de questões complexas. Neste sentido foram realizadas 12 entrevistas com lideranças que vem utilizando tal abordagem na cidade de Columbus, Ohio, EUA para lidar com questões complexas em diversas áreas (Saúde, Educação, Moradia, Segurança alimentar). Os resultados destacam o forte componente de aprendizado presente em tais metodologias e a jornada pessoal de cada um dos anfitriões como parte essencial do processo. O referencial teórico é multirreferencial contando com o pensamento de autores de diversos campos: da Educação e complexidade ((FREIRE, MORIN) da Educação Ambiental (SORRENTINO, CARVALHO, SAUVÉ, JACOBI). A compreensão dos dados foi realizada segundo a hermenêutica, uma interpretação simbólica de cunho antropológico através da jornada interpretativa (FERREIRA-SANTOS, 2006) no campo da Antropologia da Educação.
Título en inglés
The World Café and the learning process through dialogue: limits and possibilities of a territory of meanings at the educational project: APA Embu Verde social and environmental diagnosis: environmental education to sustainability at Cotia river watershed, Embu das Artes, SP, Brazil
Palabras clave en inglés
Art of hosting
Dialogue
Education anthropology
Environmental education
The world café
Resumen en inglés
This research aims to comprehend the process of building a territory of meanings through dialogue within the framework of an environmental education project. We sought to investigate the sense of belonging and connections established between people and the environment at the Embu Verde environmental protected area through a process of dialogue and collective creation for a reading of world (FREIRE, 1996). Situated in the metropolitan region of São Paulo, in the city of Embu das Artes, the APA (Environmental Protected Area) Embu Verde is a conservation unity recently created by a municipal law (n. 108/2008). This research is inserted into a bigger project called APA Embu Verde Social and Environmental Diagnosis, financially supported by FEHIDRO (Water Resources State Fund), which is composed by multiple stakeholders and institutions including the public sector, civil society and University of São Paulo. In this context we used The World Café methodology (BROWN, 2001) which is included at the Art of Hosting approach, a set of innovative methodologies to deal with complex issues. We sought through this study to answer the question: In which way The World Café, as a dialogue method, can contribute to the environmental education process? Through the opportunity of a Capes/Fulbright scholarship we could deeply understand the methodology principles in contact to The World Café Community Foundation. We did 12 interviews with host leaderships who have been using such an approach in various fields in the city of Columbus, Ohio (US) to deal with complex issues in areas like Health, Education, Homelessness, Food Security. The results highlights the strong learning component present in such methodologies and the personal journey of each host as an important part of the process. The theoretical reference has multidisciplinary sources, with the authors working on different fields, like Education and Complexity (FREIRE, MORIN), Environmental Education (SORRENTINO, CARVALHO, SAUVÉ, JACOBI). The analysis of the data was based on hermeneutics, which is a symbolic interpretation with an anthropological approach through an interpretative journey (FERREIRA-SANTOS, 2006) in the field of Anthropology of Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.