• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-18082015-105952
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Carolina Barros Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Rezende, Neide Luzia de
Título en portugués
A transmissão do saber inconsciente em textos: desejo e estilo na escrita
Palabras clave en portugués
Desejo
Escrita
Estilo
Inconsciente
Psicanálise
Transmissão
Resumen en portugués
Esta dissertação toma como objeto as marcas, em textos escritos, que, ao indiciar a existência do desejo inconsciente do seu autor, tendem a fazer com que, por meio de sua leitura, algo da transmissão inconsciente possa ocorrer. A hipótese de trabalho é aquela segundo a qual a relação que cada autor tem com a escrita e com sua maneira de escrever se faz presente nos textos redigidos por ele. É esta relação singular que pode facilitar ou dificultar o engajamento da nova geração com uma determinada área. Pretendemos, no decorrer deste trabalho, responder as seguintes perguntas: 1) Caso haja, quais são as correlações existentes entre algumas marcas deixadas por um autor em um texto e a maior ou menor possibilidade de propiciar a transmissão de um saber? e; 2) Como a transmissão de um saber pode, para aquele que lê, vir a, no momento em que ele se propõe a escrever, gerar um espaço para invenção? Para tanto cotejamos textos que tratam de uma mesma temática (o crime), que foram redigidos por três psicanalistas de gerações diferentes. Foi possível perceber que deixar um legado para o mundo por meio da escrita é colocar algo de si ao escrever, é permitir que seus traços apareçam no texto, é questionar constantemente os discursos que nos cercam e principalmente o nosso próprio discurso, nossas próprias verdades e teorias. Transmitir um saber através da escrita é além de um ato de criação, um ato de generosidade e de responsabilidade.
Título en inglés
Transmitting the unconscious knowledge in texts: desire and style in writing
Palabras clave en inglés
Desire
Psychoanalysis
Style
Transmission
Unconscious
Writing
Resumen en inglés
This work has taken as its object of study the traces in written texts that denote the existence of an authors unconscious desire, and tend to show something of the unconscious transmission. Our hypothesis was that the relationship that each author has with writing and with his way of writing is present in their texts. This unique relationship can facilitate or make it harder when it concerns the engagement of the new generation with a certain area. We intended to answer the following questions: 1) If so, what are the correlations between some traces left by an author in a text and the greater or lesser possibility of providing the transmission of knowledge?;and 2) How can the transmission of knowledge create a space for invention, for the one who reads when they set out to write? For the study we have chosen texts dealing with the same theme (the crime), which were written by psychoanalysts of three generations. It could be observed that to leave a legacy to the world through writing is to pose something of ourselves, allowing the traces to appear in the text, constantly questioning the discourses that surround us and especially our own discourse, our own truths and theories. Transmit a knowledge through writing is beyond a creative act, an act of generosity and responsibility.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.