• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-18072012-152109
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Jose Cardias Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Santos, Marcos Ferreira dos (Président)
Araújo, Rosângela Costa
Oliveira, Kiusam Regina de
Saura, Soraia Chung
Silva, Edleuza Ferreira da
Titre en portugais
O pulo do gato preto: estudo de três dimensões educacionais das artes-caminhos marciais em uma linhagem de capoeira angola
Mots-clés en portugais
Ancestralidade
Capoeira angola
Educação
Resumé en portugais
O presente trabalho objetivou compreender três dimensões educativas marciais a partir da trajetória de pessoas praticantes formadas mestre e contramestre na linhagem de capoeira angola de Mestre Gato Preto. Além da revisão da literatura sobre os estudos teóricos da capoeira realizou-se entrevista de histórias de vida, iniciou-se a construção da biografia de Mestre Gato e sua escola de capoeira, sistematizou-se três dimensões educativas das artes marciais esparsas na literatura, relacionou-se a capoeira angola com as dimensões imaginário-simbólicas, concebida como prática cultural e expressão artística, marcial. Observou-se que há diversas maneiras de se posicionar quanto a prática e referencial teórico da capoeira. Compartilhei da posição que o seu surgimento deu-se devido à necessidade de reação e reafirmação humanística de uma classe social oprimida. A posicionei como arte marcial sem ferir a sua multidimensionalidade. As três dimensões marciais estudadas foram: técnica, ética e mito-poética, também percebidas em outras tradições culturais marciais, potentes às preocupações educativas, e mais que utilitárias, inerentes à lógica das mesmas. Algumas pesquisas e ensaios já aproximam culturas marciais diferentes e iniciam o estudo das artes marciais comparadas. É partir dos autores japoneses, or exemplo, que o conceito mais básico das artes marciais nipônicas, ou seja: ShuHaRi imitar-romper-transcender, disponível como elemento teórico não encontrado na literatura brasileira, inspirou a concepção do modelo proposto TEMPO. Situei a capoeira também como do campo do folclore, pois que, capoeira envolve a renovação das tradições, sem perder as raízes. Apresentei João Gabriel Góes de São Brás, e sua trajetória como mestre capoeira. Os caminhos teóricometodológicos envolvidos nesta pesquisa foram coleta de dados com entrevista de história de vida entre discípulos formados com relação à sua trajetória de vida no estilo. As entrevistas foram realizadas na Bahia e em São Paulo. Os resultados e análises dos dados apontam e ilustram as três dimensões pedagógicas da formação em capoeira das pessoas envolvidas na transmissão dos ensinamentos de Gato. Evidencia-se a importância da oralidade, maestria, discipulado, e, portanto, da ancestralidade presentes na capoeira como modo de educação não formal, além dos muros da escola. Seu conteúdo técnico, ético e mito-poético que se observou na constituição do estilo em estudo a posiciona como o seu maior patrimônio cultural, com base na oralidade.
Titre en anglais
The jump of the black cat: a study of three educational-martial dimensions from a capoeira angola lineage.
Mots-clés en anglais
Ancestrality
Capoeira angola
Education
Resumé en anglais
The present study aimed to comprehend three educational-martial dimensions from people´s trajectory whom participate and has high graduation in a capoeira angola school, specifically Master Gato Preto lineage. Through literature review theoretical studies on capoeira were taken. Interviews were runned concerning life history of participants. The biography of Master Gato Preto has been released, as his style of capoeira also. Three dimensions of the martial arts were systemized from the literature review. Relations among capoeira angola and its dimensions concerning imaginary and symbolism were discussed, once capoeira here is understood as cultural practice and artistic-martial expression. From this study it is possible to confirm that points of view concerning capoeira may vary considerately, from practical to theory. I shared my own position regarding it, considering that capoeira born under the sign of cultural resistance against the oppressor. I set capoeira as a martial art without damaging its multifactorial characteristics. Three dimensions of martial art study were: technical, ethical and mythpoetical, which are realized among other martial cultures. They are potential as educational matters and intrinsic to them. Some researches already approach martial arts as comparative matters. It is from Japanese studies, also and as example, as the concept of ShuHaRi that the conception of a model called TEMPO is built. I positioned capoeira as folklore as well, recognizing its dynamics and traditions that renew it. I introduced João Gabriel Góes from São Brás and his trajectory as an important capoeira master. The methodology used in here was data collection trough interview. They were applied in Bahia and São Paulo. The results showed that the three dimensions are presented in the formation of a capoeira, involving its transmission by oral tradition. High lightened the importance of Gato ´s transmission concerning mastery, apprenticeship, ancestrality and as a model of non-formal education, beyond school´s walls. In its technical, ethical and myth poetical contexts the style is an important patrimony, based on oral traditions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-07-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.